domingo, 3 de janeiro de 2016

O QUE É COMUNICAÇÃO


Muitos são os autores que definiram a comunicação humana, e nessa variedade de definições se repete algo essencial da comunicação: sua complexidade. A comunicação humana é um processo constante, complexo e activo que se distingue da comunicação animal por seu conteúdo simbólico, isto é, as pessoas são capazes de compreender, interpretar, elaborar e modificar signos e símbolos. 

A comunicação se dá sempre: é impossível não comunicar. Mesmo se estamos calados olhando a parece, estamos emitindo uma mensagem. O processo de comunicação está integrado pelos seguintes componentes: emissor, que é quem elabora e põe em circulação a mensagem; receptor, que recebe e interpreta; a mensagem, a informação; meio, suporte físico através do qual se transmite a mensagem; código, sistema de referência em função do qual se elabora e interpreta a mensagem e o contexto, que é a situação social, histórica, geográfica e psicológica do ato de comunicação em questão. 
Comunicar é por em circulação uma determinada informação, em forma de mensagem, processo que leva a compartilhar-lo. 

Comunicar é compartilhar, pormos a nós mesmos como seres activos desse processo, posto que cada mensagem se codifica e descodifica a partir da realidade individual.

 Comunicação provém de comunhão: Comum união. Por ela, compreender o processo da comunicação resulta fundamentalmente na compreensão de todo processo do fenómeno social, porque é nele que se mostram comuns as individualidades, histórias, sentimentos, valores, modos de ver o mundo e circunstâncias das pessoas que fazem a sociedade. E essas pessoas cada vez que se comunicam, fazem uma comum união de toda essa informação, que é nada más nada menos que as mensagens que circulam diariamente, em qualquer lugar de qualquer sociedade do mundo.

* Apontamentos do meu arquivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário