domingo, 3 de janeiro de 2016

Obesidade e tabaco: relação fatal


Cigarro e gordura «tiram» anos à vida
Pessoas obesas aos 40 anos podem ter a expectativa de vida reduzida em dez ou mais anos, de acordo com dois estudos internacionais que consideram a obesidade tão prejudicial para a saúde como o tabaco.
 Segundo um estudo que será publicado esta quarta-feira na revista da Associação Médica Norte- americana (JAMA), um homem obeso entre os 20 e os 30 anos, pode ver a sua esperança de vida reduzida em 13 anos. O problema em mulheres na mesma faixa etária representa uma redução de oito anos na esperança média de vida.
 Os investigadores calcularam a redução da esperança de vida em função da idade na qual uma pessoa é obesa ou tem peso a mais, uma situação que afecta mais de 120 milhões de norte-americanos.
 Dessa forma, estimaram que o número de anos perdidos por um homem branco, obeso entre os 20 e os 30 anos de idade, pode ir até aos 13 anos, o que significa uma redução de 22 por cento na sua esperança de vida.
 Já entre os afro-americanos, o efeito da obesidade poderá ser ainda mais devastador. Segundo o estudo, o corte na vida pode ir até 20 anos nos homens.
Um outro estudo conduzido por investigadores holandeses, e publicado na terça-feira na revista norte-americana Annals of Internal Medicine, mostra o efeito combinado do excesso do peso e do tabaco, ainda mais assustador.
Em média, um fumador obeso desde os 40 anos perde entre 13 a 14 anos de vida relativamente a uma pessoa que não fuma e cujo peso é considerado ajustado à sua altura, segundo investigadores holandeses que estudaram dados relativos a 3.457 homens e mulheres de Framingham (Massachusetts), que tinham cerca de 40 anos entre 1948 e 1951.

Fonte: Lusa

(08/01/2003)

* Apesar da data continua actual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário