quarta-feira, 23 de março de 2016

360º - Como a Bélgica se tornou no maior viveiro de terroristas da Europa

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaDonald Trump e Hillary Clinton ganharam as primárias dos seus partidos no Arizona (a principal votação da noite) - mas perderam as restantes. Entre os republicanos, Ted Cruz venceu no Utah e, entre os democratas, Bernie Sanders ficou à frente no Idaho e no Utah. No seu discurso de vitória, Hillary aproveitou os ataques terroristas em Bruxelas para atacar Trump: "A última coisa de que precisamos, meus amigos, é de líderes que incitem mais medo".

Um magistrado do Supremo Tribunal Federal brasileiro decidiu retirar o caso Lula ao juiz Sérgio Moro, que tem investigado o processo Lava Jato. Na sua decisão,criticou ainda a divulgação das escutas telefónicas que apanharam conversas entre Lula e Dilma Rousseff. Está, portanto, confirmado: no Brasil, as reviravoltas não param.
Tudo isto um dia depois de Dilma ter anunciado, em tom dramático: "Jamais renunciarei". E depois de Marina Silva, a candidata surpresa das últimas eleições, que as sondagens colocam neste momento à frente nas intenções de voto, ter comentado o caso: segundo ela, a nomeação de Lula foi o "combustível de aprofundamento da crise".
Quanto ao suspeito detido em  Portugal, Raul Schmidt, o Tribunal da Relação de Lisboa decidiu colocá-lo em prisão preventiva. O pedido de extradição ainda não foi formalizado.

Informação relevantePorquê a Bélgica? A facilidade com que os radicais islâmicos se movimentam no país provocou a pergunta, que se tornou ainda mais urgente depois dos atentados terroristas de ontem. O João de Almeida Dias encontrou algumas pistas que explicam como a Bélgica se tornou no maior viveiro de terroristas da Europa. Uma: é o país com mais combatentes estrangeiros per capita nas fileiras do Estado Islâmico. Outra: tem um aparato policial reduzido. E outra ainda: o sentimento de "anonimato" transformou Bruxelas num "esconderijo perfeito" para terroristas.
Neste momento, as forças policiais estão a virar do avesso esse "esconderijo perfeito" para tentar encontrar Najim Laachraoui. É ele o terceiro homem que aparece de chapéu e vestido de branco numa imagem captada pelas câmaras de videovigilância do aeroporto de Bruxelas. Na foto, ele aparece ao lado de dois bombistas suicidas que já foram identificados como sendo os irmãos Khalid e Ibrahim El-Bakraoui. Todos eles tinham sido referenciados pela polícia como estando ligados aos ataques a Paris em novembro.
O choque provocado pelos atentados em Bruxelas levou lágrimas, abraços e homenagens a todo o mundo, fez com que as redes sociais se enchessem de cartoons e ilustrações que prestam tributo às vítimas e entrou nas primeiras páginas de todos os jornais de hoje.
O Observador continua esta manhã a seguir ao minuto todas as notícias sobre este caso num liveblog especial.

Ainda não há acordo no BPI. Num comunicado, a empresa de Isabel dos Santos informou a administração do banco sobre as negociações com o CaixaBank, mas assegurou que ela não terminou ainda. (Entretanto, as acções do BPI voltaram hoje a ser negociadas na Bolsa de Lisboa.) No mesmo dia, António Costa falou sobre todas as polémicas que têm rodeado o investimento estrangeiro: "Era o que faltava que em Portugal pudesse haver qualquer tipo de discriminação em razão da nacionalidade". Estas declarações não sossegam os partidos: o PSD continua a acusar o primeiro-ministro de interferir em empresas privadas, por se ter encontrado com Isabel dos Santos para discutir a banca; e Mariana Mortágua, do BE, disse no parlamento que "o problema da espanholização" da banca "não se resolve não fazendo nada ou entregando a banca à família de José Eduardo dos Santos".
Sobre este assunto, Luís Aguiar-Conraria escreve hoje de manhã um artigo de opinião no Observador: "Eu percebo que numa banca com centros de decisão não portugueses seria mais difícil fazer mais negócios como o de Joe Berardo com a Caixa e o BCP ou conduzir boa parte do crédito bancário para certas PPP". Há dias, José Manuel Fernandes publicou um outro artigo de opinião que também vale a pena recuperar. Título: "Não tenho vocação para Padeira de Aljubarrota".

O Conselho das Finanças Públicas alertou no seu relatório, divulgado ontem, que Portugal não deve conseguir cumprir as regras orçamentais europeias e que o défice deste ano deve chegar aos 2,5% (mais três décimas do que o esperado pelo Governo). E atenção à agenda: hoje, às 10h30, o Tesouro português faz mais uma emissão dupla de dívida de longo prazo, no valor de mil milhões de euros.

O parlamento discute hoje a precariedade, a pedido do PCP. Os comunistas, conta a Catarina Falcão, exigem, entre outras medidas, a abertura de concursos para lugares na administração pública onde estejam trabalhadores a recibos verdes.

A Assembleia da República aceitou também discutir uma petição contra a venda de animais em sites como o OLX ou o Custo Justo. A iniciativa foi organizada por duas organizações de apoio animal que denunciam o facto de cães, gatos e outros serem tratados como "mercadoria".

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem não deu razão a Manuel Luís Goucha. O apresentador tinha feito uma queixa contra o Estado português depois de os tribunais terem arquivado um processo por difamação contra o programa "5 Para a Meia-Noite", que transmitira uma piada que Goucha considerou ofensiva. O Tribunal Europeu entendeu agora queGoucha não foi discriminado nos tribunais portugueses pela sua orientação sexual.

A Câmara de Lisboa vai discutir hoje pela terceira vez o projeto da Segunda Circular. O orçamento já passou de 13 para 12 milhões e o prazo da obra de dez meses para oito.

Também na Alemanha? Parece que sim. O Comité de Ética da FIFA está a investigar seis antigos dirigentes da Federação Alemã de Futebol. Suspeita: "possíveis pagamentos indevidos e contratos para ganhar vantagem no processo de seleção do anfitrião do Mundial de 2006". Um dos suspeitos éFranz Beckenbauer.

Os nossos EspeciaisDepois de tudo o que se passou nas últimas horas, vale a pena parar uns minutos e recuperar um texto publicado pelo Observador a 21 de março, Dia Mundial da Poesia. O Nuno Costa Santos pediu a vários poetas que escolhessem 21 poemas que valesse a pena ler e depois pô-los aqui.
"Quando é que passará esta noite interna, o universo,
E eu, a minha alma, terei o meu dia?"


As eurodeputadas não podem gozar licença de maternidade (nem ser substituídas temporariamente) e, por causa disso, a portuguesa Inês Zuber desistiu do seu mandato. Há mais casos semelhantes e a Catarina Falcão foi perguntar: "O Parlamento Europeu tem um problema com bebés?"

Notícias surpreendentesSão seis dicas para se tornar um especialista em vinhos.Quem as dá sabe do que fala. Rui Falcão é crítico de vinhos e está a organizar vários cursos sobre o tema, mas fez um resumo à Ana Cristina Marques. Que copo usar? Que temperatura respeitar? Como analisar as cores e os aromas?

Se quer ir a um restaurante onde não tem de perder 40 minutos só a ler a ementa, então o Tiago Pais tem a sugestão ideal. No Boca Café, que acaba de abrir em Lisboa, só há duas hipóteses de escolha principais: naco da terra (black angus) ou do mar (lombo de atum).
Se está no Porto, pode experimentar o novo restaurante do chefe Cordeiro. A Sara Otto Coelho foi ao Porto Sentido e explica que um dos pratos mais procurados é o wrap de salmão.

Depois de anos de pressões, Giorgio Armani anunciou ontem que vai deixar de usar peles de animais nas suas coleções. As novas tecnologias fazem com que elas já não sejam  precisas.

Quais são as grandes tendências da moda para o próximo inverno? Depois de 37 desfiles do Portugal Fashion, a Sílvia Silva fez uma lista com 15. Esta fotogaleria mostra tudo.

O IndieLisboa regressa a 20 de abril e o Eurico de Barros já sabe o que não pode perder. São 10 filmes escolhidos de um total de 289.

O FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos também vai voltar, mas apenas em setembro. De qualquer forma, a Rita Cipriano já pode contar algumas novidades. Por exemplo: esta segunda edição será dedicada aos 500 anos da publicação da Utopia, de Thomas More, e um dos convidados é o Nobel da Literatura V. S. Naipaul.

Ontem, o Observador esteve todo o dia a fazer uma cobertura sem interrupções dos atentados em Bruxelas. E hoje já abriu logo de manhã um novo liveblog com tudo o que se está a passar neste momento. Vá passando por .
Até já.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário