quarta-feira, 23 de março de 2016

SEM PLANO B, GOVERNO VAI TER QUE ELIMINAR DESVIO DE 1.800 MILHÕES EM 2017


 
O governo vai ser mesmo obrigado a apresentar um plano B, com medidas adicionais de austeridade, para cumprir a redução do défice ao abrigo das regras europeias.

OE 2016

Num relatório intitulado “Finanças Públicas: Situação e Condicionantes 2016-2020″, oConselho das Finanças Públicas (CFP) vaticina que, caso não sejam avançadas novas medidas, além das previstas no Orçamento de Estado (OE) para este ano, o Executivo socialista será mesmo obrigado a apresentá-las no OE para 2017, com o intuito de eliminar um desvio de 1.800 milhões de euros nas contas, segundo destaca o Público.
De acordo com a previsão do órgão que fiscaliza as contas públicas, este ano Portugal conseguirá um défice de 2,7%, o que permitirá ao país sair do Procedimento por Défice Excessivo. Todavia, o CFP nota que, “na ausência de medidas adicionais, Portugal não vai cumprir a regra de redução do saldo estrutural de 0,5% do PIB ao ano”, cita a TSF.
As previsões do órgão presidido por Teodora Cardoso apontam para um défice de 2,7% do PIB em 2017, de 2,5% em 2018 e de 2,3% em 2019. Números que indiciam que o défice “não parece conter uma margem de segurança suficiente relativamente ao limite de 3%”, conforme afiança a CFP.
Teodora Cardoso frisou, na conferência de imprensa do relatório, que estes dados “não deixam tranquilos” os responsáveis do CFP.
A economista repara o facto de Portugal ficar, assim, demasiado exposto a qualquer situação económica menos favorável, daí que releve a importância de mais “medidas estruturais de crescimento” que possam precaver eventuais situações de risco, até face à “incerteza que tem vindo a acentuar-se” nos mercados mundiais.
Fonte:ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário