quarta-feira, 23 de março de 2016

HÁ 21 PORTUGUESES FERIDOS EM BRUXELAS. SUSPEITO CONTINUA EM FUGA


 
O terceiro suspeito de ter participado nos ataques à capital belga continua a monte, não sendo a pessoa que foi detida esta quarta-feira em Anderlecht.
A informação avançada inicialmente pelos media belgas está agora a ser desmentida por vários jornais, pelo que o homem detido em Anderlecht não será Najim Laachraoui.
Aquele que já tinha sido considerado o cúmplice de Salah Abdeslam foi identificado como o terceiro homem da imagem capturada pela câmara de videovigilância do aeroporto de Zaventem.
O suspeito de 24 anos, mais conhecido pelo nome falso de Soufiane Kayal, já era procurado pela polícia depois do seu ADN ter sido encontrado numa casa usada pelos terroristas do atentado de Paris.
O procurador belga Frédéric Van Leew deu esta manhã uma conferência de imprensa, na qual confirmou que o homem de chapéu ainda está fugido, avança aBBC.
O responsável admite que os irmãos Khalid e Ibrahim El Bakraoui, de 27 e 30 anos, se tenham feito explodir em sítios diferentes, isto é, um no aeroporto e outro no metro.
Ibrahim (o do meio na fotografia) fez-se explodir em Zaventem e o segundo bombista suicida (o da esquerda) ainda não foi identificado.
Segundo o procurador, Laachraoui era quem tinha a maior carga de explosivos. A mala que continha esses explosivos foi abandonada no aeroporto e não foi detonada.
Antes, às 12 horas locais (11 na hora portuguesa), cumpriu-se um minuto de silêncio pelas vítimas no interior da Comissão Europeia. No exterior, na praça Schuman, centenas de pessoas juntaram-se com o mesmo propósito.
Segundo os novos dados oficiais, as três explosões provocaram, para já, 31 mortos e cerca de 261 feridos. O aeroporto de Zaventem vai continuar encerrado até quinta-feira.
De acordo com o Diário de Notícias, pelo menos 21 cidadãos com passaporte português ficaram feridos nos ataques de ontem. A informação foi avançada à agência Lusa pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.
Entretanto, o jogo entre as seleções portuguesa e belga, que estava marcado para dia 29, foi cancelado por razões de segurança e vai ser disputado em Leiria.
De acordo com o comunicado da Federação Portuguesa de Futebol, a decisão foi tomada em conjunto com as autoridades belgas e a Real Federação de Futebol da Bélgica.
“As duas federações e as equipas técnicas de Portugal e Bélgica acordaram disputar um jogo de preparação em Leiria, no próximo dia 29 de março, pelas 19h45″, pode ler-se.
Fonte:ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário