segunda-feira, 21 de março de 2016

Hora de Fecho: Pactos de regime. Vale a pena falar nisso?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 
Os apelos aos grandes consensos vão-se repetindo: de Marcelo a António Costa, passando por Assunção Cristas. Últimos desafios são sobre segurança social e Europa. PSD distante.
CASO LAVA JATO 
Raul Schmidt, sócio do ex-diretor da Petrobras, foi localizado pela Polícia Judiciária num apartamento de luxo em Lisboa. O detido irá ser presente ao Tribunal da Relação de Lisboa esta segunda-feira.
CUBA 
Ainda Obama não era nascido e já os EUA e Cuba estavam de costas voltadas. Esta é a primeira visita de um Presidente norte-americano em funções a Cuba desde 1928. Acompanhe tudo aqui.
CUBA 
Obama é o primeiro Presidente dos EUA a visitar Cuba em 88 anos. Os dois antigos inimigos aproximam-se. Os cubanos, em Cuba e em Miami, agradecem.
METEOROLOGIA 
O mau tempo abateu-se sobre Lisboa, mas até ele traz paisagens espantosas: o granizo tapou de branco algumas zonas da capital e as fotografias chegaram às redes sociais. Veja-as aqui.
STARTUPS 
Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Leiria, lançou a incubadora Start-Ideia para apoiar seis startups nestas áreas. A I&D Food e a Aquasprosea já moram no Politécnico de Leiria.
POLÉMICA LULA 
Quando rebentou o escândalo Wikileaks, Lula da Silva elogiou Julian Assange por ter divulgado informações confidenciais. O vídeo com essas frases está agora a ser usado contra o ex-governante.
CIÊNCIA 
Esta terça-feira o cometa P/2016 BA14 vai fazer a maior aproximação à Terra desde o século XVIII. Vai estar a uma distância de 3,5 milhões de quilómetros, cerca de nove vezes a distância até à Lua.
ECONOMIA 
Divisão de análise económica da revista "The Economist" - a Economist Intelligence Unit - elenca os 10 grandes perigos para as economias e para as sociedades globais. Conheça-os (e o risco de cada um)
ORÇAMENTO 2016 
Presidente da República recebe diploma do Parlamento na próxima quinta-feira e já prometeu falar ao país até ao fim do mês. Assembleia da República acelerou processo numa semana.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 
Numa cerimónia especial de cumprimentos dos três ramos das forças armadas, o Presidente deu uma "volta olímpica" para agradecer à assistência, enquanto ouvia gritos de "Mar-ce-lo, Mar-ce-lo!".
Opinião

José Manuel Fernandes
Alguém me explica porque temos de nos defender do capital espanhol e preferir namorar capital angolano de duvidosa origem? Será que já esquecemos o que sucede quando é o governo a mandar nos negócios?

Alexandre Homem Cristo
É inaceitável que seja o dinheiro dos contribuintes a pagar a modernização do sector dos táxis. Sobretudo quando este teve meios e tempo para se modernizar mas optou sempre por não o fazer.

João Carlos Espada
Acusam os “yankes” de causarem a pobreza, mas esquecem que os EUA eram mais pobres do que o Brasil na época da independência. São hoje mais ricos por terem limitado todos os poderes através da lei.

João Paulo Almeida Fernandes
Importa abandonar o caminho que fez duma utopia um inferno regulamentar, arbitrário e desresponsabilizador. Importa que o ambiente não seja a desculpa de políticos covardes ou oportunistas militantes.

Helena Matos
Quem judicializou a política e a sociedade não foram as polícias nem os juízes. Fomos nós. Os juízes só estão hoje onde estão porque os políticos desertaram e os cidadãos meteram baixa psicológica
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário