segunda-feira, 25 de julho de 2016

360º - Sírio a quem tinham negado asilo faz-se explodir na Alemanha

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaHouve um novo ataque na Alemanha. Um bombista sírio de 27 anos, com problemas psiquiátricos, a quem tinha sido negado asilo, explodiu depois de ter tentado entrar num festival de música onde estavam mais de 2500 pessoas. O bombista morreu e ficaram feridas 12 pessoas. Ainda não é totalmente claro o que se passou, mas o ministro do Interior da Baviera diz que "não está excluída" a possibilidade de motivações islamitas.
Foi um fim de semana de ansiedade na Alemanha, depois do ataque de sexta-feira, que deixou todo o país em alerta. No sábado de manhã, soube-se que o autor do tiroteio em Munique era Ali David Sonboly, um jovem de 18 anos de nacionalidade alemã e iraniana, "obcecado" por massacres a tiro. No domingo, um amigo do atacante de Munique foi detido por suspeitas de cumplicidade no tiroteio. Também no domingo, um refugiado sírio de 21 anos atacou uma mulher em Reutlingen, no sudoeste da Alemanha, por motivos que terão sido passionais.

Para Rafa Silva, o caminho de Braga até ao Porto pode valer 20 milhões de euros. A confirmar-se a ida para o FCP, o jogador de 23 anos será o protagonista da transferência mais cara de sempre entre clubes portugueses.

Informação relevanteComeça esta segunda-feira a convenção democrata que vai formalizar a candidatura de Hillary Clinton à presidência. Depois de os delegados à convenção republicana terem passado vários dias a berrar "Fechem-na à chave!", o João de Almeida Dias pergunta: será que Hillary Clinton podia (mesmo) ser presa? O escândalo do Emailgate levantou dúvidas sobre a honestidade da única pessoa que pode impedir Donald Trump de ser presidente.

E os escândalos continuam a surgir à volta de Hillary.Vários emails revelados pelo site Wikileaks mostraram que o Comité Nacional Democrático não foi imparcial e favoreceu Clinton durante as primárias. A presidente do Comité anunciou que se vai demitir depois da convenção. Bernie Sanders, que concorreu contra Hillary e já tinha denunciado a situação, reagiu com algum conformismo: "Não estou chocado. Mas estou desapontado".

Quem também está desapontado é Malik Obama - mas com o atual Presidente americano. O meio-irmão de Barack Obama anunciou que vai votar em Donald Trump. As razões para isso são a morte de Khadafi e o casamento entre homossexuais.

Na Turquia, Erdogan continua com o pé no acelerador:soube-se hoje que foram emitidos mandados de detenção de 42 jornalistas e a Amnistia Internacional diz ter "provas credíveis" de torturas nas prisões do regime depois da tentativa de golpe de 15 de julho. Convém, por isso, ler o artigo da Rita Garcia sobre a ascensão imparável do Presidente turco: "Os sete passos de Erdogan até ao poder total".

A Direcção-Geral do Orçamento vai divulgar hoje o défice orçamental, em contas públicas, do primeiro semestre. O objetivo para o ano é de 2,2%.

José Manuel Fernandes publicou um texto de opinião no Observador precisamente sobre estes números, com o título "Já vimos este filme. E não acabou bem": "De repente o 'optimista irritante' passou a pessimista envergonhado. O que não deveria surpreender quem conhece os alçapões que se podem esconder por trás do discurso da 'execução orçamental exemplar'".

Marcelo Rebelo de Sousa recebe hoje os partidos para falar sobre a situação política e sobre a preparação do próximo Orçamento do Estado. O Presidente vai tentar perceber qual é o estado da "geringonça".

No Observador, Alexandre Homem Cristo escreve hoje de manhã um artigo de opinião sobre o estado da direitacom o título "Eleições? Costa está preparado, a direita não": "À direita falta construir um projecto reformista que envolva PSD e CDS, porque só com uma coligação maioritária regressarão ao poder. Era bom que Passos Coelho e Assunção Cristas percebessem isso".

Um estudo apoiado pelo Conselho Nacional de Educação, que será apresentado hoje, defende que fazer mais trabalhos de casa não significa ter maior sucesso escolarHá uma coisa bem mais importante: as condições económicas, sociais e culturais das famílias dos alunos. São elas que permitem aos estudantes terem mais autoconfiança.

Vai ser uma semana de temperaturas altas, o que é uma boa notícia para quem está de férias. Mas atenção aos alertas. Braga e Leiria estão sob "aviso laranja" e outros 16 distritos e a Madeira sob "aviso amarelo".

Os nossos Especiais

No texto "O narcisismo de Ronaldo e a 'cobardia' de Santos", Enrique Pinto-Coelho faz o balanço do Euro e lembra que "no fim, é o capitão que ganha".

Maria de Fátima Bonifácio escreve um ensaio no Observador a propósito da polémica sobre os brasões das ex-colónias na Praça do Império e os 20 anos da CPLP. Título: "Amarga irrisão, a da nossa Lusitânia".

Inês e Margarida ganham, por mês, três salários mínimos portugueses e trabalham sete horas por dia nas vinhas perto de Bordéus. São duas "sazoneiras" em França e o Diogo Pombo contas as suas histórias.

Notícias surpreendentes

Confesse lá: passou o fim de semana a apanhar Pokémons, não foi? Mas será que fez tudo direitinho? Nick Johnson foi o primeiro a apanhar todos os Pokémons dos Estados Unidos e deu dez dicas sobre a melhor forma de se tornar um campeão.
Para não dizerem que o Pokémon Go é apenas um jogo, o David Almas foi analisar as consequências desta nova febre e descobriusete empresas que estão a ganhar (muito) com a moda deste verão, entre elas a Apple e a McDonald's.

"Modelo & Detective", "Os Três Duques", "Breaking Bad" e nove outras séries que não queremos esquecer.Alexandre Borges recorda o melhor de sempre na televisão, que pode rever neste verão se tiver o DVD por perto.

Mais nostalgia: a Vespa faz 70 anos. Aqui, contamos -lhe a história de uma marca que se tornou um ícone. E, aqui, o crítico de cinema Eurico de Barros recomenda sete filmes sobre duas rodas.

Se está de férias no Algarve, tenho duas coisas para lhe dizer. Primeira: estou cheio de inveja. Segunda: o Tiago Pais fez-lhe a papinha toda. Neste artigo, encontra os melhores restaurantes do Algarve, que não pode mesmo perder. Da Costa Vicentina a Vila Real de Santo António.

E, se vai agora de férias, páre um minuto para ler este texto: damos-lhe todas as dicas sobre como reagir em dez situações imprevistas com o seu carro. O motor aquece? Os vidros estão bloqueados? O carro patina? Nós temos a resposta.

Ilusões de óptica, testes, adivinhas, desafios. Para este verão, o Observador criou uma secção só de passatempos. Veja lá se consegue acertar nas nossas perguntas.

E, entre passatempos, vá passando por aqui. Temos toda a informação atualizada, a toda a hora.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário