quinta-feira, 22 de setembro de 2016

360º - Documentos das "secretas" aparecem em África. As novidades da Web Summit. E os carros que se conduzem (quase) sozinhos

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Está declarado o estado de emergência na Carolina do Norte. Depois de mais distúrbios violentos, há um ferido em estado crítico no hospital. Os protestos surgiram na sequência da morte de um afro-americano em Charlotte provocada por uma acção da polícia. O governador Pat McCrory já chamou reforços.

O rendimento social de inserção, o abono de família e o complemento solidário para idosos vão passar a ser atribuídos pelas câmaras municipais e não pela segurança social. Segundo o Governo, as autarquias serão mais competentes para analisar os processos. A mudança, que acontecerá já no próximo ano, foi anunciada pelo secretário de Estado das Autarquias Locais numa entrevista ao Negócios.

O CDS vai votar contra todas as propostas do Orçamento do Estado que aumentem os impostos indirectos. A garantia foi dada pelo líder parlamentar, Nuno Magalhães, à TSF. O centrista criticou "a ideia de acabar com os ricos tornando-os pobres".

Informação relevante
Vários documentos confidenciais do SIS, da PSP e da GNR apareceram inadvertidamente num país da África Ocidental. Trata-se de informação que pode pôr em causa a segurança nacional e internacional e ainda não se sabe de onde partiu a fuga. Já depois de a notícia do Observador ser publicada, Júlio Pereira, secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), disse ao DN que o assunto está a ser investigado mas que a fuga de informação não é da responsabilidade dos serviços secretos portugueses.

Perante a polémica, o Governo está a tentar explicar de onde surgiu o novo imposto sobre o imobiliário. Como escreve a Rita Tavares, o executivo pensou aplicar escalões no IMI, que o tornassem progressivo (tal como previa o programa de governo), mas percebeu que isso não iria resultar. Por isso, terá optado pela nova solução.

A esquerda também quer esvaziar as dúvidas sobre quem manda na "geringonça". Tanto o PS como o Bloco juram que a divulgação de alguns detalhes sobre o novo imposto foi concertada entre os dois partidos e que, de resto, só surgiu para responder a uma fuga de informação no Jornal de Negócios.Ora, então, vamos lá a ver se percebemos todos bem. Conclusão um: a culpa, como sempre acontece, foi dos jornalistas. Conclusão dois: Mariana Mortágua não é, ao contrário do que indicam as aparências, a nova ministra das Finanças. Conclusão três: as reacções de Carlos César e de Pedro Nuno Santos, que pareciam estar a pôr o Bloco no seu lugar, foram apenas coreografia, uma vez que o PS sabia antecipadamente que os bloquistas iam falar sobre o tema. É assim, não é?

O comissário Pierre Moscovici falou ontem aos jornalistas portugueses e foi claro: "Podemos levantar a suspensão [dos fundos estruturais] se os compromissos para o orçamento e as finanças públicas forem cumpridos".

Depois da desblindagem dos estatutos do BPI, o Caixabank reviu em alta as condições da sua OPA. Antes, pagava 1,113 euros por cada título; agora, paga 1,134 euros

A Benfica SAD apresentou ontem os resultados e os lucros subiram mais de 188%: os resultados líquidos positivos chegaram aos 20,4 milhões de euros, quando no ano passado tinham sido de sete milhões.

Depois de uma operação de buscas da PJ na Agência Nacional de Inovação, foram constituídos 30 arguidos.Em causa estará uma investigação a um alegado desvio de fundos comunitários.

Depois dos Panama Papers, os Bahamas Leaks. É mais uma fuga de informação que relança a discussão sobre as offshores. Elas não são ilegais, mas devem debater-se os seus propósitos? Cá dentro, o Expresso e a TVI divulgaram a informação de que existem 28 portugueses e 22 cidadãos estrangeiros residentes em Portugal nas listas do Bahamas Lekas. Lá fora, surgiu o nome de Neelie Kroes, ex-comissária europeia da Concorrência entre 2004 e 2010. Segundo as regras da UE, Kroes devia ter declarado todos os seus interesses económicos - mas nunca informou que era diretora de uma empresa offshore. A ex-comissária já assumiu "total responsabilidade" por aquilo que diz ter sido um "lapso".

Falta pouco mais de um mês para a Web Summit em Lisboa e já está a acontecer muita coisa. Ora veja:

Marcelo Rebelo de Sousa (que tirou uma fotografia entre Barack e Michelle Obama) continua a elogiar António Guterres em Nova Iorque. Ontem, o Presidente da República disse que o candidato português a secretário-geral da ONU tem feito "tudo certo". Mas alertou para o risco de uma crise internacional poder "perturbar" o processo. Entretanto, também ontem, Angola deu um apoio à candidatura de Guterres.

Dilma Rousseff já reagiu aos últimos problemas judiciais de Lula da Silva. Parece que, segundo a ex-Presidente, é tudo golpe: "Primeiro atacaram a mim. Agora atacam ao Lula. E fazem isso de uma forma golpista". (Lula já tinha dito que todo o processo se resume ao "medo" de que ele volte à Presidência.)


Os nossos Especiais
Barack Obama foi enfático: os carros autónomos, que não precisam do condutor para nada (ou quase nada) podem salvar "dezenas de milhares de vidas". Faça as contas: em média, nas estradas europeias, há todos os dias 70 mortos e 370 feridos graves. Se uma parte substancial desses acidentes for provocada por erros dos condutores, então é fácil perceber as potenciais vantagens da nova tecnologia. Mas em que fase nos encontramos? Os carros autónomos estão mesmo aí a chegar? Leia todas as respostas aqui.

Bruno Vieira Amaral já leu "Born to Run", a autobiografia de Bruce Springsteen que chega às livrarias no dia 27. E o que é que encontrou? Isto: "Bruce, o Boss, instituição americana, rebelde e fiável, um ex-católico ainda católico". E no final o que é que sobra? Talvez isto: "Para quem procura lições de vida neste género de livros talvez encontre aqui uma bastante útil: para onde correr quando tudo nos diz para ficarmos parados".


Notícias surpreendentes

Na área da tecnologia, as novidades continuam a aparecer todos os dias:
O artista plástico Alexandre Farto (talvez o conheça melhor como Vhils) vai criar cinco murais em Newark, nos Estados Unidos. As obras vão ser colocadas nos bairros onde há mais portugueses.

São fotos perturbadoras. Um conjunto de 24 imagens mostra-nos como eram os hospitais psiquiátricos numa altura em que se conhecia pouco sobre as doenças mentais. 

Hoje estreia o filme "Os Sete Magníficos", um remake do western de John Sturges. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela(e não é de xerife). Há mais filmes para ver: "Julieta" é o novo Almodóvar (faz-lhe falta "um GPS narrativo"); "Snowden" é o novo Oliver Stone ("uma abordagem mais convencional de thriller construído sobre factos da atualidade"); e "Taxi Driver" é o velho Scorcese (em reposição).

Começa hoje o festival de literatura FOLIO, em Óbidos.Há muita coisa para ver (muita coisa, mesmo) e, por isso, para não se perder, a Rita Cipriano mostra-lhe onde deve gastar o seu tempo. Claro: há V.S. Naipaul e Salman Rushdie.

Nos próximos quatro dias, o Terreiro do Paço, em Lisboa, vai receber 29 contentores cheios de produtos portugueses de design. É a segunda edição do The Pitch Market e junta peças de decoração, de joalharia e muito mais.

No Observador, já sabe, temos todas as notícias atualizadas e explicadas. Daqui a pouco, pelas 15h, vamos seguir em direto o debate quinzenal no Parlamento. António Costa vai aproveitar para apresentar as Grandes Opções do Plano.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário