quinta-feira, 22 de setembro de 2016

FARTO DAS LISTAS DE ESPERA, UM ENGENHEIRO OPEROU-SE A SI PRÓPRIO


 
“Não estava preparado para morrer numa lista de espera.” Eis como um engenheiro britânico justifica o facto de se ter operado a si próprio, para retirar um fio de nylon do abdómen.
O engenheiro britânico Graham Smith diz que é um “homem novo” depois de ter feito uma cirurgia a si próprio para retirar 20 centímetros de fio de nylon que tinham ficado esquecidos no interior do seu corpo, após uma operação realizada há 15 anos.
Desesperado com as dores e farto de esperar por uma cirurgia nos hospitais públicos, este homem de Lanchashire, no norte de Inglaterra, criou as suas próprias ferramentas de cirurgia, a partir de materiais de titânio que um amigo dentista lhe cedeu, e retirou ele próprio o fio de nylon.
“Não tomei a decisão de ânimo leve – estava desesperado, mas tinha que tomar controle daquilo e não estava preparado para sentar-me e morrer numa lista de espera“, explica Graham Smith à BBC.
O homem conta que teve a cirurgia no serviço público de saúde cancelada por duas vezes e que consultou um médico que lhe disse que estava com uma septicemia por causa do corpo estranho no interior do seu corpo.
Assim, embora assuma que foi “ligeiramente imprudente”, confessa que sentiu “que não tinha escolha”. “Preferia morrer a tentar do que de septicemia”, diz Smith, que adaptou instrumentos usados para fazer jóias e ferramentas de dentista para proceder à auto-cirurgia.
CV BBC
Graham Smith, engenheiro britânico que se operou a si próprio, farto das listas de espera.
O fio de nylon tinha cerca de 20 centímetros, de acordo com a BBC, e era visível por baixo da pele do homem que explica que não podia simplesmente, cortar os pontos da sutura.
“Não podia simplesmente cortá-lo, já que podia retrair-se e estaria então, em verdadeiros apuros, por isso tive que desfazer os nós um a um“, relata Graham Smith na BBC.
Houve um pouco de sangue e picou um pouco, mas eu estava confiante no que estava a fazer”, conta ainda.
Agora, este engenheiro diz que é “um novo homem”, queixando-se de que “durante 15 anos”, andou “curvado e inclinado para a esquerda”.
Graham Smith também recomenda que “não tentem isto em casa”, apesar de as coisas terem corrido bem consigo.
E o Hospital de Aintree, em Liverpool, onde Graham Smith fez a cirurgia há 15 anos, também alerta que o melhor é sempre “procurar aconselhamento médico”, conforme cita a BBC.
Já um porta-voz do órgão que representa os cirurgiões do Reino Unido, ouvido pela estação britânica, desaconselha veementemente as auto-cirurgias, relevando os riscos de vida que acarretam porque há sempre muitas possibilidades de que alguma coisa “corra mal”.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário