Passados mais de 80 anos, foi descoberta, na cidade de Złocieniec, uma cápsula que guarda vários pedaços da história do nazismo.
Um grupo de arqueólogos encontrou na cidade de Złocieniec, na Polónia, uma cápsula de cobre do regime nazi que estava escondida há mais de 80 anos.
Segundo a BBC, os investigadores encontraram-na depois de terem derrubado parte de um antigo edifício que servia de campo de treino.
“Foi muito emocionante finalmente encontrar o lugar onde estava escondida”, disse à emissora britânica a arqueóloga Alicja Witowiak.
As primeiras buscas terão começado, na década de 70, por soldados da antiga União Soviética que posteriormente ocuparam o local.
Porém, todas as suas tentativas fracassaram e só agora, passados mais de 80 anos, é que este pedaço de história foi descoberto.
“Tivemos de fazer uma investigação documental exaustiva para conseguir identificar o local exato”, explicou Witowiak.
No interior da cápsula, foram encontrados vários documentos que, até hoje, permanecem intactos como, por exemplo, os que descreviam com detalhe a construção da escola de Krössinsee.
Esta instituição, erguida no mesmo local antes da Segunda Guerra Mundial, foi um dos vários institutos fundados com o intuito de formar os futuros combatentes do regime.
Além de um convite para a inauguração e um programa com as celebrações, estavam também jornaisque davam conta do evento, datados de 21 e 22 de abril de 1934.
A arqueóloga explica que o objetivo desta cápsula era “aprisionar” o tempo no qual a ideologia nazi começou a ser posta em prática.
Na cápsula estavam ainda fotografias de Adolf Hitler, várias cópias do seu livro “Mein Kampf” (“A Minha Luta” em português), moedas e fotografias da cidade que, na altura, era território alemão.
ZAP / BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário