quinta-feira, 22 de setembro de 2016

JOVEM DE 22 ANOS INVENTOU UM APARELHO QUE PODE SALVAR UM MILHÃO DE VIDAS POR ANO


 
(dr) Isobar
-
Estudante britânico desenvolveu um microrefrigerador que permite armazenar vacinas a uma temperatura constante durante 30 dias.
Às vezes, as soluções mais simples podem resolver grandes problemas e até mesmo ajudar a salvar vidas. Um bom exemplo disso é o microrefrigerador desenvolvido por William Broadway, um estudante da Universidade de Loughborough, no Reino Unido.
O aparelho é tão pequeno que pode ser carregado numa mochila e é especialmente pensado paraarmazenar vacinas, que precisam de ser mantidas entre os 2ºC e os 8ºC para manter a sua eficácia.
A invenção do jovem de 22 anos, batizada de Isobar, consegue manter essa temperatura constante durante 30 dias.
Para isso, o aparelho funciona com uma mistura de água e amoníaco que, juntos, criam o efeito refrigerador conhecido como “higroscópico”.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a invenção de Broadway tem potencial para salvar 1,5 milhões de pessoas por ano.
Além disso, o aparelho também pode ser usado para fazer transporte de órgãos, de transplantes de sangue e de células estaminais.
De acordo com a BBC, Broadway teve esta ideia durante uma “surf trip” no México.
“Durante a viagem de cinco dias, tínhamos 13 quilos de gelo. E pensei: será que existe alguma forma que nos permita utilizar esta energia de forma adequada?”, conta.
Foi então que começou a analisar métodos de refrigeração antigos e descobriu um usado poragricultores rurais sem acesso a eletricidade. “Foi aí que surgiu a ideia”, afirma.
O Isobar rendeu ao estudante universitário uma vaga entre os finalistas de um dos prémios de tecnologia mais prestigiados em todo o mundo, o James Dyson 2016.
Broadway já recebeu mais de dois mil dólares para fabricar os primeiros protótipos e, caso vença o concurso, poderá angariar mais 40 mil dólares.
O estudante conta que está orgulhoso da sua invenção mas que não tem objetivo de ganhar dinheiro, ou seja, não tem intenção de criar uma patente.
“Sinceramente, não tenho interesses comerciais. Ganhar o prémio já me daria confiança para desenvolver a minha invenção. E poderia causar um grande impacto e beneficiar milhares de pessoas”.
ZAP / BBC / Hypeness

Nenhum comentário:

Postar um comentário