terça-feira, 27 de setembro de 2016

360º - Como Hillary anulou Trump; A importância da descoberta de água numa lua de Júpiter; E a tortura dos números da execução orçamental


360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia

Hillary, 1-Trump, 0. No primeiro dos três debates para as eleições americanas, a vitória foi femininaFinalmente a sós, frente a frente, Donald Trump até começou mais forte, quando se debateu economia, mas depois retraiu-se e Hillary Clinton, melhor preparada, deu a volta por cima e acabou triunfante. O relato de uma noite animada, oresumo de como Hillary anulou Trump e a opinião de Rui Ramos.

Legionella sem acusação? A ausência de legislação específica sobre a fiscalização da legionella poderá levar a que as empresas responsáveis pelo surto de 2014 não sejam responsabilizadas pela morte de 14 pessoas.
Eram 67, sobram 30. O 127º curso de Comandos ficou reduzido a menos de metade depois da morte de dois militares. 26 abandonaram (17 a seguir aos incidentes trágicos, nove logo depois) e os outros chumbaram


Esta noite não haverá roulotes de comes e bebes em redor de Alvalade antes do jogo da Liga dos Campeões entre o Sporting e o Légia de VarsóviaA PSP proibiu a sua instalação, para evitar que se repitam os problemas de 2012 entre os adeptos dos dois clubes. Além do Sporting (na máxima força), oFC Porto (já com Máxi) também joga hoje (em Inglaterra, com o Leicester, campeão inglês): ambos procuram a primeira vitória na prova.

Por falar em futebol e no Sporting, Bruno de Carvalho escreve hoje um longo artigo de opinião no DN (versão completa só na edição papel). Aplaude o fim do " o fim do "desnorte bancário" de alguns clubes na sequência do resgate a que Portugal foi sujeito em 2011 e deixa muitas criticas e avisos.

Informação relevante



Foi de ciência a notícia do dia de ontem: há água líquida numa das luas de Júpiter, a Europa. A NASA anunciou a descoberta de um oceano sob a camada de gelo deste satélite, que será salgado e terá duas vezes a quantidade de água dos mares terrestres. Um enorme depósito, que chega à superfície em jatos, género géiseres, o que tornará mais fácil a sua exploração, visto que não será necessário escavar: a primeira missão está prevista para 2020. Adensam-se assim os indícios da possibilidade de existência de vida além da Terra e aqui bem perto, dentro do nosso sistema Solar. A Marta Leite Ferreira explica a importância da descoberta em três pontos.

Os números, quando torturados, dizem o que quisermos. A teoria aplica-se como nunca aos dados da execução Orçamental ontem conhecida. O Governo anunciou uma queda de 81 milhões de euros no défice e a receita fiscal estabilizada, por isso o primeiro-ministro veio dizer de imediato que os dados confirmam a "tranquilidade" que se vive no executivo, sendo apoiado pelo PCP, que também falou numa"situação controlada". Naturalmente, a oposição não concordou: o PSD disse-se convicto de que o défice ficará "confortavelmente acima de 2,5%" e o CDS falou em "falhanço". A UTAO também fez as contas e não tem dúvidas: o défice está cima do previsto e a meta pode estar em risco.

Marcelo avisou em agosto e vai cumprir esta semana. Está garantido o primeiro veto presidencial. A lei do sigilo bancário não passa em Belém. Resta apenas saber o que o Presidente vai  fazer em concreto e que argumentos vai apresentar (tem apresentado sempre), depois de ter recebido os pareceres do seu gabinete jurídico. E perceber se Costa, sem o apoio do PCP, vai mesmo deixar cair a medida que permitia o acesso do Fisco aos saldos bancários superiores a 50 mil euros. Notícia do Rui Pedro Antunes (bem-vindo ao Observador).

O PCP já tem prontas as teses que levará ao Congresso nos próximos dias 2,3 e 4 de dezembro.Os comunistas reafirmam o seu compromisso com o "Governo minoritário do PS", criticam o Bloco de Esquerda, insistem na saída do Euro e assumem as dificuldades na tesouraria do partido:tem 1 milhão de prejuízos anuais. O resumo é do Miguel Santos.


António Guterres venceu a quinta e última votação informal para secretário-geral das Nações UnidasTeve 12 votos a favor, dois contra e um sem opinião, repetindo o resultado de 9 de setembro. Até agora têm sido só vitórias. Mas a partir de agora é que será a sério: os membros permanentes do Conselho de Segurança (China, França, Reino Unido, Rússia e Estados Unidos) já podem usar o seu direito de veto. E um veto elimina um candidato. A próxima votação é dia 5. Até lá os jogos de bastidores vão continuar: tem havido mails pirateados, contas de twitter falsificadas e conversas e reuniões secretas.
A legalização de plataformas como a Uber, cujos princípios foram ontem anunciados pelo Governo, gerou uma onda de protestos. Sem surpresa e como seria de esperar, bem fortes por parte dos taxistas: prometem "porrada" e uma megamanif no próximo dia 10, além de exigirem umaindemnização de seis milhões ao Estado. Mas também, surpreendente e inesperadamente, dos partidos de esquerda que apoiam o Governo: o PCP diz que a medida "ameaça o setor do táxi"o Bloco está contra "um regulamento aos bocadinhos"

É uma história triste, muito triste. Lembra-se da mulher que se atirou ao mar de Caxias com as duas filhas e só ela sobreviveu? O despacho de acusação, que pede a sua condenação por dois homicídios qualificados, revela que as crianças não foram drogadas, nem sofreram quaisquer abusos. Edescreve ainda a conversa que Sónia Lima ter com o taxista que a salvou: “Deixe-me ir, é uma dor muito grande”.
Em Espanha, os maus resultados do PSOE nas eleições regionais da Galiza e do País Basco já estão a fazer estragosPedro Sánchez quer um congresso em dezembro e primárias já a 23 de outubro e anunciou que será de novo candidato à liderança dos socialistas espanhóis. Mas as críticas internas não páram e Sánchez, acusado de estar apenas a tentar salvar-se, deverá ter oposição.

No Brasil, o que não pára são as detenções no caso Lava Jato. Ontem foi detido um dos principais ministros de Lula da Silva e de Dilma Roussef, Antônio Palocci. É acusado de ter facilitado empréstimos à Odebrecht para que a construtora investisse em Angola.

Na Colômbia foi finalmente assinado o acordo de paz com as FARC. O momento formal, em Cartagena das Índias,não convence ainda os colombianos. Afinal foram 50 anos de um conflito que deixou mais de 250 mil mortos.

Os nossos Especiais

Os novos tratamentos contra o cancro são testados num laboratório em Oeiras. Antes de serem experimentados em humanos, os medicamentos inovadores têm de mostrar-se seguros e eficazes. O Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET) cria modelos tridimensionais que imitam um cancro dentro de uma cápsula microscópica. A Vera Novais foi ver o que eles fazem e conta tudo.
A jornada 6 acabou e o Rui Miguel Tovar já a resumiu em númerosQuantos bis houve em derbis? Quantos golos é que Pizzi já marcou em Chaves? Quantos 4-2 é que Jesus já teve em casa? Ide ver, ide ver.

Notícias surpreendentes
A revista Rolling Stone escolheu as 100 melhores séries da história da televisão americana. A primeira é "Os Sopranos", a do chefe mafioso que se confessava à psicóloga. Mas há mais 99. Veja quais.


Humberto Delgado deixou um texto inédito por publicar. Foi descoberto há poucos meses e vai ser publicado em fevereiro de 2017. É um "romance feminista", uma história de carácter “afectivo, sentimental e sexual", diz o editor.

Angelina Jolie e Brad Pitt estão muito bem acompanhados no que diz respeito a divórcios famosos. São muitas as separações mediáticas que deram que falar. Recordamos 22.

Eles debateram a sós pela primeira vez esta noite. Mas travam há muito vários outros duelos. Nos carros que conduzem, a diferença entre Hillary e Trump é de 8 para 80.

No Observador estamos atentos a todos os detalhes que marcam a atualidade. Hoje o dia é marcado por várias audiências no Parlamento, entre elas a do novo presidente da CGD, António Domingues, que acompanharemos em direto. Fique connosco.

Um bom dia, feliz e produtivo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa
__________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário