A Comissão Técnica do Orçamento Participativo da Figueira da Foz 2017 (OP2017) validou 13 das 15 propostas submetidas na primeira fase do OP2017. Até final de Outubro deste ano, caberá aos cidadãos eleitores no Concelho decidir o destino de 300.000€ do Orçamento Municipal.
Este ano o OP 2017 conta com 4 circunscrições no Concelho da Figueira da Foz, cabendo ao projeto vencedor em cada uma delas o montante máximo de 75.000€. Cada eleitor da Figueira da Foz pode, depois de efetuar o registo em http://www.cm-figfoz.pt/index.php/registe-se, escolher e votar num projecto da circunscrição da sua área de residência (de acordo com a informação associada ao Cartão de Eleitor).
No OP Cidade (freguesia de Buarcos e São Julião) vão a votação 4 propostas: um espaço de co-working no 1.º piso do Mercado Municipal; um programa de desporto para pessoas portadoras de deficiência; um skatepark para o Parque das Abadias e o programa de colocação de casas-abrigo para gatos de rua.
Ao OP Leste (freguesias de Tavarede, Maiorca e Vila Verde) foram admitidas 3 propostas: um programa para beneficiação do Parque Florestal Rotário Manuel Alberto Rei; a Casa de Arte e Cultura de Vila Verde e um Centro de Aprendizagem de Bicicleta.
No OP Norte (freguesias de Alhadas, Bom Sucesso, Ferreira-a-Nova, Moinhos da Gândara e Quiaios) foi validada a proposta para um circuito de manutenção na Serra da Boa Viagem.

Ao OP Sul (freguesias de Alqueidão, Lavos, Marinha das Ondas, Paião e São Pedro) foram admitidas 5 propostas: a criação do Museu Etnográfico de Lavos; um circuito de manutenção a instalar no parque de merendas do Bairro Gala-Sidney, em S. Pedro; o projeto para iluminar uma área destinada ao Surf, no Cabedelo; a melhoria das condições para a prática do Surf Adaptado e a recuperação e alargamento do Skate Parque da Praia da Cova Gala.
A votação, que decorrerá durante todo o mês de Outubro, carece de um registo - rápido, simples e gratuito - disponível em http://www.cm-figfoz.pt/index.php/registe-se -, que deve ser efetuado até 15 de outubro. As diferentes propostas serão divulgadas ao longo das próximas semanas e todo o processo pode ser acompanhado em www.cm-figfoz.pt
O Município apela à participação de todos!