No
passado dia 23 de junho, o referendo no Reino Unido deu a vitória à saída do
Reino Unido da União Europeia.
"Acho
que temos de estar todos preparados para minimizar os impactos possíveis.
Verdadeiramente, este ano, os números indicam que não houve qualquer impacto
até ao momento. O mercado do Reino Unido para Portugal está a crescer 15 por
cento. Ou seja, isto demonstra uma grande capacidade do nosso destino para
atrair os britânicos", referiu.
Ana
Mendes Godinho sublinhou que a campanha que está a ser preparada pretende
fortalecer as ligações entre os dois países.
"Continuaremos,
como sempre, a ter esta 'mais velha aliança da Europa', que gera confiança
entre os mercados e que se traduz no crescimento do mercado britânico para
Portugal, este ano", disse a secretária de Estado.
No
dia em que se assinala o Dia Internacional do Turismo, Ana Mendes Godinho
indicou que se registou um crescimento no setor - entre os meses de janeiro e
julho - de cerca de dez por cento dos hóspedes e das dormidas em Portugal e
ainda um aumento de 17 por cento dos proveitos hoteleiros "em todas as
regiões do país".
A
secretária de Estado do Turismo disse também que se torna prioritário alargar a
atividade turística ao longo do ano, em todo o território nacional, indicando
que o emprego qualificado só é possível com "atividades" sustentáveis.
"Esta
é a nossa grande aposta. Quer em termos de diversificação e desconcentração da
procura, em todo o país, quer na diversificação dos mercados que estamos a
atingir e com a importância das ligações aéreas aos mercados que nos interessam
e que deixam valor em Portugal", defendeu, adiantando que as perspetivas
para o inverno "são bastante positivas".
"A
informação que eu tenho junto dos empresários é que a procura é grande também
para o inverno, o que nos permite alargar a atividade a mais meses ao longo do
ano e não se concentrar nos meses tradicionais", afirmou.
Este
ano, o Dia Mundial do Turismo é dedicado ao turismo para todos e vai ser
assinalado ao longo da semana com iniciativas em todo o país, nomeadamente com
o lançamento do programa "All for All" dedicado ao "turismo
inclusivo".
De
acordo com Ana Mendes Godinho, cerca de vinte por cento da população europeia
que viaja tem mais de 65 anos e por isso é "determinante" capacitar a
oferta e os destinos para que estejam preparados para receber todas as pessoas.
O
programa "All for All" prevê também o lançamento de linhas de apoio
aos municípios e aos empresários no sentido da adaptabilidade da oferta às
pessoas com algum tipo de condicionante.
JN
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