quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Espanha: Pais fazem greve inédita aos TPC dos filhos

Nos fins de semana de novembro não se fazem os trabalhos de casa pedidos pelos professores. O desafio foi feito pela confederação espanhola de associações de pais.Resultado de imagem para Espanha: Pais fazem greve inédita aos TPC dos filhos
Os trabalhos para casa (conhecidos por TPC) "invadem o tempo das famílias" e "violam o direito ao lazer, a brincar e a participar em atividades artísticas e culturais" reconhecido no artigo 31.º da Convenção dos Direitos das Crianças.
Estes são os argumentos da Confederação espanhola de associações de pais (CEAPA), que representa 12 mil associações, ao lançar o desafio às famílias das diferentes comunidades autónomas de Espanha para fazerem "greve" às tarefas escolares durante os fins de semana de Novembro.
A Confederação disponibilizou aos pais três cartas para entregarem nos respetivos estabelecimentos de ensino dos filhos - uma a pedir aos professores que não enviem trabalhos para casa nos fins de semana durante este mês; outra com o apelo ao encarregado de educação para subscrever uma petição sobre o tema; e a terceira a informar o professor de que o filho não fez os trabalhos "com base no direito constitucional das famílias em tomar as decisões que consideram mais adequadas no âmbito familiar, que tem caráter privado, não podendo a escola invadi-lo".
"Queremos recuperar o tempo em família aos fins de semana para estar com os nossos filhos", sublinha o presidente da Confederação, José Luis Pazos, citado pelo "El Mundo". "Também queremos que o modelo mude e se dê um salto qualitativo no sistema educativo. Há escolas noutros países que funcionam sem TPC, sem livros em papel e sem exames e obtêm magníficos resultados", argumenta.
Fazer mais trabalhos não é necessariamente sinal de melhor rendimento académico. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) adverte que os TPC "reforçam a disparidade socioeconómica e o desempenho dos alunos" e "aumentam o fosso entre ricos e pobres".
A questão não é deixar de fazer TPC mas "dosear" a quantidade. Os alunos que gastam seis horas por semana a fazer trabalhos de casa reduzem em 70% as hipóteses de obterem fracos resultados escolares, revela um estudo da OCDE.
JN
___________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário