quarta-feira, 2 de novembro de 2016

360º - Uber "não fecha a porta a parcerias com táxis" E Centeno explica os números "escondidos" do Orçamento

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Mário Centeno é ouvido esta manhã na Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República sobre o Orçamento. Desta vez, com todos os mapas orçamentais, que estavam em falta. O Observador segue tudo o que está a acontecer neste liveblog.

Também hoje no parlamento o PSD avança com uma proposta que pretende limitar os salários dos administradores da Caixa - e quer fazer isso imediatamente. Uma fonte do PSD disse ao DN que isto "aplica-se de imediato aos mandatos que estão em curso". Além disso, os social-democratas querem, claro, obrigar os gestores a apresentarem os rendimentos no Tribunal Constitucional. O BE fará o mesmo. Aliás, no Público, Francisco Louçã escreve que António Domingues "tem nas mãos a possibilidade de encerrar este dramalhão" e que, se não o fizer, será "porque prefere uma crise na Caixa". E assim se chega a um impasse: o Negóciosescreve que já há administradores da CGD que ameaçam renunciar se tiverem que entregar uma declaração de rendimentos.

O Papa Francisco não deixou dúvidas: a Igreja Católica não vai ordenar mulheres. Quando uma jornalista fez a pergunta a bordo do avião no regresso de uma viagem à Suécia, a resposta foi esta: "O Papa João Paulo II foi claro quando falou sobre este assunto, e o que ele disse mantém-se".

O Benfica venceu o Dinamo de Kiev por 1-0 e conseguiu duas coisas numa só noite: é líder do grupo juntamente com o Nápoles e já tem garantida a Liga Europa. Como escreve o Tiago Palma na crónica do jogo, ontem o Benfica foi de penálti em penálti até à vitória final.


Informação relevante
A Uber tenta esvaziar a polémica. Em entrevista ao Observador, Rui Bento, diretor da empresa, garante: "Não fechamos a porta a parcerias com táxis". A conversa com a Ana Pimentel aconteceu porque a tecnológica vai agora lançar um novo serviço, o UberPool, que, de 4 a 13 de novembro, vai permitir que os lisboetas possam reduzir em 25% o custo das viagens desde que aceitem partilhar o carro com outros utilizadores. O objetivo é testar o novo serviço em Lisboa durante a Web Summit, para responder ao aumento de visitantes na cidade.

Os taxistas também se estão a preparar para isso.Segundo a TSF, a Cooptaxis vai reforçar a sua presença no aeroporto e terá um quiosque na FIL.

Só um ponto percentual separa os dois candidatos a Presidente nos Estados Unidos - mas quem está à frente é Donald Trump. Uma sondagem ABC/Washington Post dá 46% ao republicano e 45% à democrata.
Convém perceber porque é que este resultado é possível. E, para isso, o melhor mesmo é falar com quem vota nas eleições americanas. É precisamente isso que o jornalista João de Almeida Dias está a fazer neste momento nos Estados Unidos. A primeira reportagem que ele nos enviou é esta: "O que pensa o Donald Trump português e outros quatro emigrantes das eleições?".

Entretanto, a pouquíssimos dias das eleições, surgem novos esforços anti-Trump: um grupo de 370 economistas, entre eles oito Prémios Nobel, escreveram uma carta aberta a alertar que o candidato republicano é "uma escolha perigosa e destrutiva".

O ministro da Educação deu ontem uma entrevista à SIC onde se defendeu das suspeitas no caso das licenciaturas falsas. Tiago Brandão Rodrigues diz que não conhecia os erros no despacho de nomeação de Nuno Felix e garante que não impediu João Wengorovius Meneses de exonerar o seu chefe de gabinete (o que é desmentido pelo ex-secretário de Estado).

Carlos Abreu Amorim, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, também escreveu ontem no Facebook sobre este caso. Segundo ele, há “artistas do spin que tentam fazer, pateticamente, uma analogia entre os casos das licenciaturas falsas deste Governo e o que aconteceu com Miguel Relvas”.


Os nossos Especiais

Cuecas? Esqueça. Esgotos? Nem pense nisso. Se acha que o século XIX era muito glamoroso para uma mulher, então temos o livro para si: esta pré-publicaçãode Indecoroso – O Guia da Dama Vitoriana para o Sexo, Casamento e Conduta mostra que a realidade estava muito, muito (mas mesmo muito) distante dos romances de Jane Austen.

Mustafah Dhada escreveu "O Massacre Português de Wiriamu", um livro sobre a morte de centenas de civis assassinados por tropas portuguesas em Moçambique a 16 de Dezembro de 1972. Bruno Vieira Amaral falou com Mustafah Dhada, que afirma que "estas violências em massa eram parte inerente do sistema fascista colonial português".


Notícias surpreendentes

Em novembro há muitos livros para ler. Aqui, tem uma amostra de tudo o que chega às livrarias nas áreas da ficção, da não-ficção e do infantil e juvenil.

Leonardo DiCaprio e a National Geographic juntaram-se para fazer um documentário sobre alterações climáticas. Foi um fenómeno: o vídeo chegou ao YouTube no domingo e já foi visto mais de 2 milhões de vezes. O ator encontrou-se com Barack Obama e com o Papa Francisco.

Há dois vinhos portugueses no top 10 de "Melhor Compra" da revista Wine Enthusiast. No top 100 há nove portugueses. Conheça todos neste artigo da Ana Cristina Marques.

Já são conhecidos os nomes das modelos que vão desfilar no Victoria's Secret Fashion Show 2016. Está lá Irina Shayk, Bella Hadid, a angolana Maria Borges e uma rapariga chamada Sara Sampaio de quem talvez já tenham ouvido falar. As fotos das 54 escolhidas estão aqui.

Quando acabar de ver esta fotogaleria, continue a acompanhar a atualidade no Observador. Este vai ser um dia cheio de notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário