quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Hora de Fecho: E se os ricos pudessem comprar votos?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
LIVROS 
"Quando Roubar um Banco" é uma compilação dos melhores textos publicados no blog Freakonomics, que se propõe usar a economia para fornecer “uma nova e surpreendente visão das coisas”.
Na véspera do arranque do debate do OE, Centeno foi explicar as "tabelas escondidas". Citou Camões para criticar a oposição, citou antigos professores e criticou a suborçamentação crónica da Educação
Ministro das Finanças explica os números que não estavam na proposta original de Orçamento do Estado para 2017 e as contas que entregou a Bruxelas ao Parlamento. Siga em direto.
A UTAO afirma que o orçamento para 2017 prevê uma redução das despesas com pessoal em alguns programas orçamentais, alertando que pode haver "uma suborçamentação", o que é "um risco de execução".
Medida incluída no orçamento para garantir aprovação em Bruxelas previa poupança de 100 milhões, questionada desde o início pela Comissão, não vai dar resultados esperados, admitiu Mário Centeno.
Dados do Banco de Portugal apontam para uma subida da dívida líquida bruta de 1,1 mil milhões de euros em setembro para 244,4 milhões de euros. Divida líquida, sem os depósitos, baixou.
A taxa de desemprego recuou ligeiramente em setembro para 10,8%, segundo estimativa provisória do INE. Instituto Nacional de Estatísticas reviu tem ligeira baixa a taxa de agosto para 10,9%.
Rui Bento diz que a concorrência da Uber não é (nem nunca foi) desleal, que lançar o polémico UberPool em Lisboa, em plena guerra aberta com taxistas, não é provocação e que nunca foi alvo de ameaças.
Desde o século XVII que este é o local de férias dos Papas, mas Francisco transformou o palácio em museu e abriu as suas portas ao público. Nunca tínhamos visto assim o palácio com mais de 20 quartos.
A Lua vai estar muito mais próxima da Terra do que o normal no dia 14: a última vez que a vimos tão junta a nós foi em 1948. E só a veremos tão grande e brilhante outra vez em 2034.
Esta quarta-feira à noite (19h45), o FCP tem de dar seguimento ao 2-1 na Bélgica para impedir um recorde negativo do clube em casa nas competições europeias 
Opinião

Luís Aguiar-Conraria
Os tribunais são useiros e vezeiros em sentenças que limitam a liberdade de expressão e são repetidamente contrariados pelo TEDH. Se precisar, recorra a crowdfunding. Muitos, como eu, contribuirão.

Maria João Marques
Com austeridade, sem crescimento e com a acumulação de casos que o sentimento de dono do regime potencia no PS, nada protegerá a geringonça do escárnio dos eleitores no seu momento de estilhaços.

Manuel Villaverde Cabral
Acossada eleitoralmente por todos os seus adversários, que confiança podem os europeus ter em Hillary Clinton, cujo único sustentáculo eleitoral é… ser casada com o antigo presidente Bill Clinton?

Rui Ramos
Qual é o objectivo do governo com a ideia da livre circulação de pessoas na CPLP? Pôr termo ao acordo de livre circulação na Europa? Forçar a exclusão de Portugal do espaço Schengen? 

Paulo Ferreira
O governo pretendeu manipular a discussão do OE2017. Para isso, serviu-se da esperteza de ganhar alguns dias sem os números reais, para que pudesse contar a sua história baseada em números falseados
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário