sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

EMPRESAS: Porto Factory vai acelerar ideias industriais e musicais

Rui Neves 30 de Dezembro de 2016 às 12:51

A Porto Design Factory, do Politécnico do Porto, vai lançar na próxima terça-feira, 3 de Janeiro, dois programas pioneiros de aceleração de ideias nas áreas dos bens de consumo e da música, este último em parceria com a Casa da Música e a Antena 3.
Porto Factory vai acelerar ideias industriais e musicais
Porto Design Accelerator e Beta Sound System são os nomes dos dois programas de aceleração de ideias de negócio que a Porto Design Factory, do Politécnico do Porto, vai lançar na próxima terça-feira, 3 de Janeiro, numa cerimónia marcada para as 10 horas e que contará com a presença de João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria.


"Dois programas de aceleração pioneiros e únicos a nível nacional", enfatiza o Politécnico do Porto.


O Porto Design Accelerator é um programa que alia o design à manufactura portuguesa, apoiando "startups" focadas no desenvolvimento de bens de consumo produzidos em sectores industriais, desde a moda à metalomecânica, dos produtos urbanos ao mobiliário ou da área automóvel à cortiça e à cerâmica, entre outros.


Este acelerador, que será desenvolvido em parceria com o TICE.pt (Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica) e com a Câmara Municipal do Porto, "fornecerá suporte aos empreendedores, conectando-os à comunidade crítica, educadores, mentores, especialistas, fabricantes e retalhistas", realça o documento de apresentação da iniciativa, a que o Negócios teve acesso.


Já o Beta Sound System é apresentado como "o primeiro programa português de aceleração de novas ideias de negócio para a indústria da música, desenhado para apoiar o trabalho dos mais brilhantes artistas, investigadores e empreendedores e as mais promissoras ‘startups’ na indústria da música".


Este acelerador, cuja gestão será feita pela Porto Design Factory e pela Casa da Música, contando com a "parceria estreita" da Antena 3, pretende "apoiar o surgimento de uma nova geração de negócios, produtos e tecnologias da música, desde a criação musical até às novas formas de consumo de música, fornecendo apoio 360 graus a equipas de empreendedores com ideias inovadoras de negócios ‘music-driven’".


O Politécnico do Porto destaca que o Beta Sound System  "ligará os empreendedores com o ecossistema de empreendedorismo, com os principais ‘stakeholders’ da indústria musical, e com mentores, peritos e recursos de prototipagem necessários para transformar ideias promissoras em produtos inovadores".


As candidaturas a ambos os programas decorrem entre 3 de Janeiro e 28 de Fevereiro. Serão seleccionados cinco projectos para cada um dos aceleradores. As 10 "startups" vencedoras começarão a trabalhar a partir de 1 de Abril e ao longo de seis meses.


De acordo com o cronograma dos dois aceleradores, as primeiras 12 semanas serão dedicadas ao desenvolvimento de produto, com um programa educativo "tailor made" e mentoria especializada, culminando num "demo day".


Nas restantes 12 semanas, as "startups" receberão um programa "ready to scale", focando-se nas fases de financiamento, produção e acesso ao retalho. 

Fonte:jornaldenegocios

_______________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário