sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

ESTUDO CONCLUI QUE NÃO SE PODE MESMO ACREDITAR NOS RUMORES DOS JORNAIS DESPORTIVOS


 
Manuel de Almeida / Lusa
-
Nos últimos anos Salvio foi “transferido” várias vezes pelo Benfica para diversos clubes diferentes.
A BBC analisou os cerca de 800 “rumores de mercado” do Verão de 2016 e apresenta muitas conclusões interessantes sobre este tipo de informação.
Um em cada três rumores de mercado publicados não se concretiza. A conclusão decorre de um estudo publicado pela BBC e leva-nos a colocar a questão: vale a pena perder tanto tempo a acompanhar as rubricas de “rumores de mercado” que os media lançam aquando da abertura da janela de transferências?
O estudo incide sobre a realidade da Premier League e é tão completo quanto curioso, quantificando os clubes, jogadores, fontes e histórias mais recorrentes.
No contexto britânico, o estudo identifica o jornal The Guardian como a fonte mais credível .
Ainda mais curioso é perceber que os jornais já não são as fontes mais fiáveis no que toca a este tipo de informação, sendo batidos na taxa de acerto por outros media e sites não associados a edições impressas.
A análise da BBC termina com um curioso “onze” composto pelos jogadores mais vezes referidos como estando na iminência de uma transferência (na última janela de mercado do Verão de 2016) e que acabaram por ficar… quietinhos.
Em Portugal, a situação não deverá ser muito diferente. Nos últimos anos, por exemplo, Salvio foi “transferido” várias vezes pelo Benfica para diversos clubes diferentes.
Restará saber se a alta percentagem de “rumores falhados” se deve à ineficácia dos dirigentes nas negociações, ou à exagerada “liberdade criativa” dos media e das suas fontes.
ZAP // Goal Point

Nenhum comentário:

Postar um comentário