quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

360º - Tudo sobre as novas "Terras" descobertas pela NASA. E ainda três Fact Checks a António Costa

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
A noite de ontem foi longa, com todo o mundo a falar sobre a descoberta de 7 planetas semelhantes à Terra. A NASA, que fez o anúncio, não tem dúvidas: “Já não é uma questão de ‘se’ [vamos encontrar vida]. É uma questão de ‘quando’”. Há muito para saber sobre este tema:

O FC Porto perdeu por 2-0 com a Juventus e as coisas estão agora mais difíceis na Liga dos Campeões. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que, "aos dragões, resta um milagre". E "mesmo assim pode não chegar".

As equipas portuguesas não têm hipóteses contra as italianas? É complicado, mas o Braga, por exemplo, costuma safar-se. O Bruno Roseiro escreve sobre uma relação complicada.

Ontem, Pedro Madeira Rodrigues anunciou o nome do seu coordenador desportivo caso ganhe as eleições no Sporting contra Bruno de Carvalho: Laszlo Boloni.


Informação relevante
No Parlamento houve ontem um debate quente, quente, quente. A Caixa Geral de Depósitos, o caso das offshores, a venda do Novo Banco e o acordo sobre Almaraz provocaram acusações, contra-acusações e suspeitas. Na crónica sobre o que aconteceu, o Vítor Matos fala na "criação de factos alternativos, de facto".

No final do debate, o Observador fez três Fact Checks sobre as dúvidas que ficaram no ar:
  • Sobre a Caixa: é verdade que o Governo nunca teve dúvidas sobre a entrega das declarações de rendimentos dos gestores ao TC?
  • Sobre o preço dos combustíveis: é verdade que a revisão do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) dependia do gasóleo profissional?
  • Sobre a eletricidade: é verdade que o aumento deste ano foi o mais baixo de sempre?
Portugal vai repetir a novela das sanções? Há esse risco. A Comissão Europeia chamou a atenção para os nossos desequilíbrios macroeconómicos excessivos e, por causa disso, podemos vir a ser multados em 190 milhões de euros.

O FMI também não nos deu boas notícias: a economia portuguesa está vulnerável a riscos e tem um potencial de crescimento baixo.

Ainda sobre a polémica da Caixa: em entrevista à Renascença e ao Público, Luís Montenegro, líder da bancada parlamentar do PSD, queixa-se de que "estamos a voltar aos tempos da claustrofobia democrática".

O Governo quer fazer o reembolso do IRS em 15 dias (quando antes demorava um mês) aos contribuintes que têm acesso à declaração automática. A notícia é do DN.

Augusto Santos Silva comentou ontem o adiamento da visita a Angola da ministra da Justiça, por decisão do regime de José Eduardo dos Santos. E disse uma coisa óbvia, mas que deve ser repetida:  “A política externa é independente de quaisquer processo judiciais. E os processos judiciais são independentes da política externa”.

O segundo chileno que tinha fugido da prisão de Caxias foi ontem detido em Barcelona. Parece brincadeira, mas a verdade é que estava a participar num assalto.

Donald Trump revogou ontem mais uma norma de Barack Obama: a que permitia aos alunos transexuais utilizar nas escolas as casas de banho e vestiários em função do género com que se identificam.

É um dos maiores orgulhos do Presidente americano: a propriedade de Mar-a-Lago, na Florida, é um dos mais conceituados clubes privados dos Estados Unidos e já é conhecido como "Casa Branca de Inverno", tendo em conta que Trump passa lá vários fins de semana. O que é que torna Mar-a-Lago especial? As fotos explicam tudo.

Já daqui a pouco, o cunhado do rei de Espanha, sabe se vai para a cadeia de imediato, antes mesmo de serem decididos os recursos do caso Nóos. Conheça cinco curiosidades que talvez não saiba sobre Iñaki Urdangarin.


A nossa Opinião

Helena Garrido escreve sobre "os perigos da ilusão do fim da crise": "O país venceu uma batalha em 2016, mas está longe de ter ganho a guerra. Se queremos futuro com menos dor os tempos recomendam prudência financeira. Não nos deixemos cair na ilusão do fim da crise".

Paulo Tunhas escreve "O lugar e o tempo": "No fundo, o corpo da humanidade é, como a Lydia de Groucho Marx, uma imensa enciclopédia de tatuagens, cada uma delas exprimindo um conjunto de significações imaginárias, particulares e irredutíveis".


Os nossos Especiais
"Boston Legal"? "Picket Fences"? "Ally McBeal"? “Chicago Hope”? É tudo dele. David E. Kelley acaba de lançar uma nova série - "Big Little Lies" -, o Tiago Pereira entrevistou-o e ouviu isto: “O dinheiro não faz a boa televisão”.


Notícias surpreendentes

Num dia em que toda a gente está a falar em novos planetas e na busca de vida fora da Terra, veja o nosso vídeo sobre "O Primeiro Encontro", candidato ao Óscar de Melhor Filme. A entrega dos prémios é já no domingo.

Há dois filmes para ver esta semana no cinema: “Vedações”, de (e com) Denzel Washington; e “T2 Trainspotting”.

Lisboa já tem um restaurante australiano. Chama-se DownUnder, abriu há uma semana e tem Justin Jennings como chefe. Há peixe português, mas a carne vem toda da Austrália. E, sim, também pode experimentar tártaro de canguru com caviar de trufa e crocodilo crocante com salada de rúcula e molho nahm jim.

O Tripadvisor anunciou ontem a lista das dez melhores praias portuguesas. A escolha foi feita pelos utilizadores do site.

Amanhã, a Filomena Martins vai trazer-lhe esta 360º. Até lá, pode sempre encontrar-nos aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário