quinta-feira, 2 de março de 2017

Município inaugura obra escolhida pelos munícipes no Orçamento Participativo

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai inaugurar no próximo domingo, 5 de março, pelas 17h00, o Arranjo Urbanístico da Avenida Nossa Senhora do Socorro, um dos projetos selecionados pelos munícipes no Orçamento Participativo (OP) 2015/2016.

 A intervenção implicou um investimento de aproximadamente 35.000 euros e contemplou a repavimentação do arruamento de acesso à capela, bem como a criação de passeios, drenagem de águas pluviais e a requalificação do espaço envolvente à imagem da Nossa Senhora do Socorro.

Na primeira edição do Orçamento Participativo foram submetidas quase 100 propostas, tendo sido selecionados 38 projetos para votação. Registaram-se mais de 8200 votos e, em fevereiro de 2016, os três projetos mais votados foram apresentados numa sessão pública. Para além do arranjo na Avenida Nossa Senhora do Socorro, os munícipes escolheram a criação de um albergue para animais errantes e o embelezamento do cruzamento da Rua da Cruz com a EN16, em Angeja.

 O projeto de instalação de um albergue, que inclui canil e gatil já se encontra adjudicado e tem um prazo de execução de 30 dias. O edifício irá ocupar uma área de 385 metros quadrados em São Marcos, freguesia de Albergaria-a-Velha, e será composto por 26 celas, um depósito de rações e um pequeno espaço de arrumos. Quanto à obra de embelezamento do cruzamento da Rua da Cruz com a EN16, o procedimento de contratação encontra-se em curso. O projeto inclui a criação de passeios e de um parque de estacionamento, bem como de um parque de lazer com várias espécies de árvores.

Entretanto, a Câmara Municipal deu início, esta semana, ao período de submissão de propostas para o Orçamento Participativo 2017. Para a segunda edição, a Autarquia atribuiu uma dotação global de 120 mil euros, mais 20 por cento do que na primeira, havendo um limite de 30 mil euros de investimento para cada freguesia.

De forma a esclarecer a comunidade sobre este instrumento de participação dos munícipes na gestão da Câmara Municipal, vão ser organizadas, entre 6 e 15 de março, várias Assembleias Participativas nas atuais e antigas freguesias do Concelho. No dia 6 de março, haverá duas sessões, a primeira em Angeja, às 19h00, seguindo-se Alquerubim, pelas 21h00. A 7 de março, nos mesmos horários, o OP será explicado em Valmaior e Albergaria-a-Velha. O edifício da Junta de Freguesia da Branca recebe uma sessão no dia 8, pelas 21h00 e, no dia seguinte, é a vez de Ribeira de Fráguas, também à mesma hora. As últimas Assembleias Participativas têm lugar no dia 13 de março, em São João de Loure, e a 15 de março, em Frossos. Ambas têm início às 21h00


 Os residentes no Concelho, emigrantes, visitantes, estudantes, investidores, representantes da sociedade civil e amigos de Albergaria-a-Velha podem participar no OP, desde que tenham mais de 18 anos. A submissão de propostas pode ser feita através da plataforma eletrónica “Albergaria Participa”, em www.op.cm-albergaria.pt, ou em formulário próprio disponível nas Assembleias Participativas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário