Enquanto dormia...
... há mais um membro da administração de Donald Trump apanhado a mentir sobre as relações com a Rússia. Jeff Sessions, o procurador-geral que lidera o Departamento de Justiça garantiu, sob juramento, que não tinha tido quaisquer contactos com responsáveis russos durante a campanha eleitoral. Mas teve. Pelo menos duas vezes, escreveu oWashington Post e já confirmou o governo. Os democratas pedem a sua demissão.
Por cá, Carlos César defende uma baixa de impostos, mas não coligações futuras com o PCP. Em entrevista à Antena 1,o líder da bancada do PS fala ainda sobre alianças políticas, as recentes polémicas com offshores e a CGD e até sobre o Presidente da República.
Itália vai partilhar com Portugal provas sobre o espião português apanhado a vender segredos à Rússia. As provas incluem documentos 'vendidos' por Frederico Carvalhão Gil, detido em Roma no ano passado, escreve o DN.
O V. Guimarães venceu por 2-0 0 D. Chaves na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. A culpa foi de um tal de Hernâni que deixou os minhotos com um pé no Jamor. A final será um Vitória contra a equipa de Vitória?
Ainda no futebol, Luís Enrique anunciou que vai deixar de ser treinador do Barcelona no final da época. A revelação caiu que nem uma bomba: porque o anúncio foi feito depois de uma vitória por 6-1 e no dia em que os catalães passaram para a frente da Liga espanhola (o Real empatou em Las Palmas e só depois de dois golos de Ronaldo). O Barça procura agora substitutos: a Marca fala num espanhol, Ernesto Valverde; oSport aponta a 4 candidatos.
Só mais um pormenor de futebol a três dias das eleições do Sporting. O jornal The Independent chama a Bruno de Caravalho o "Donald Trump do futebol".
Os responsáveis pela bronca na entrega do Óscar de Melhor Filme estão afastados da grande cerimónia de Hollywood. Os dois responsáveis da consultora PricewaterhouseCoopers, Brian Cullinan e Martha Ruiz, não vão voltar a participar nos Óscares, anunciou a Academia.
Os nossos Especiais
Foram sete as grandes revelações/acusações que Ricardo Salgado fez durante o interrogatório secreto do Ministério Público no âmbito da Operação Marquês. O Luís Rosa listou-as: 1) Como se sentiu enganado por Helder Bataglia em Angola sobre os investimentos no país; 2) O dinheiro que acabou nas contas de Carlos Santos Silva via primo de José Sócrates; 3) O papel que Álvaro Sobrinho e Angola tiveram na queda do BESA; 4) O dinheiro angolano que saía pelo Congo; 5) Os pagamentos a Dirceu, braço direiro de Lula, para influenciar o negócio PT/Oi; 6) A aposta em Granadeiro e as críticas a Miguel Horta e Costa; 7) E, ainda os proveitos próprios. O tema faz também hoje capa das revistas Sábado (que revela também pormenores do interrogatório a Hélder Bataglia) e Visão.
Outro dado importante do caso. Henrique Granadeiro e Zeinal Bava terão recebido 50 milhões de euros do saco azul do GES. As contas do Ministério Público têm como base esse interrogatório a Ricardo Salgado e as suspeitas são de que o banqueiro queria influenciar a PT através dos seus então gestores. Mas as explicações de Salgado foram outras: pagou para Granadeiro lhe dar conselhos sobre o mundo vinícola e da cerâmica e também pela compra de uma herdade.
Ainda o banco de Ricardo Salgado, mas noutro ângulo. A SIC emitiu a primeira parte de uma investigação à queda do BES. Com documentos que mostram que o Banco de Portugal (e o seu governador) já saberiam dos riscos que o BES corria 9 meses antes da sua resolução. Carlos Costa terá mesmo omitido informação ao Parlamento. O BdP nega.
Não se falou de outra coisa durante o dia de ontem: o caso das offshores. Primeiro, Paulo Núncio embrulhou-se nas explicações, entrou em contradição e deixou várias pontas soltas, mas isentou de responsabilidades Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque. Depois, com a discussão já entre deputados, o PS anunciou que, mesmo assim, quer ouvir os dois ex-ministros das Finanças. Já noite dentro, Rocha Andrade deu números (14 mil transferências sem passar pelo fisco, 98% para o Panamá), mas revelou que houve de facto um erro de software. Só no fim do mês se conhecerá a auditoria completa e ainda há mais perguntas que respostas.
O Parlamento inglês atrasou o Brexit. A Câmara dos Lordes votou a favor de uma cláusula que protege os direitos de três milhões de emigrantes europeus residentes do Reino Unido. A decisão contraria Theresa May e faz retroceder o processo de saída do Reino Unido da UE à Câmara dos Comuns. Que pode votar ao contrário e criar um pingue pongue sem fim.
Miguel Frasquilho vai ser o novo chairman da TAP. O atual presidente da AICEP terá a seu lado como vogal Diogo Lacerda Machado, o consultor amigo de António Costa.
No mega julgamento das máfias da noite, o ex homem forte do futebol do FC Porto negou ter contratado seguranças privados para o clube. Antero Henrique justificou que o dinheiro encontrado em sua casa era para fazer pagamentos e gerir negócios pessoais. Mas, escreve o Correio da Manhã, também disse que tudo o que fazia era mando de Pinto da Costa...
O INE confirmou os bons números da economia nacional. O PIB cresceu 2% no quarto trimestre do ano passado e a taxa de desemprego é a mais baixa desde março de 2009 Mas do Banco de Portugal veio mais um aviso: a dívida pública aumentou 1,8 mil milhões em janeiro.
Teodora Cardoso, a presidente do Conselho de Finanças Públicas, faz questão de fazer ressalvas aos números. Em entrevista ao Público e à Renascença, diz que o défice baixou à custa de "medidas insustentáveis".
A nossa opinião
- José Manuel Fernandes ouviu as explicações de ontem sobre o caso das offshores e chegou a esta conclusão:"Populismo? Quem disse que a peste não tinha chegado a Portugal".
- Helena Garrido deixa um alerta semelhante a propósito do mesmo tema: "Estamos perante um terreno demasiado fértil para os populismos. É melhor não brincar com o fogo".
- Maria João Avillez escreve uma "crónica efémera" face a"esta espécie de supra poder civilizacional que a esquerda se outorgou e quer deixar como herança e à paralisia muda da direita".
- Paulo Tunhas fala em "pouca vergonha" ver desfilar na TV pessoas ligadas à Operação Marquês e à atual situação da CGD.
Os nossos Especiais
É a rede social que os adolescentes mais usam e faz Mark Zuckerberg roer-se de inveja. Ontem o Snapchat foi para Bolsa: uns consideraram uma 'loucura, outros correram a investir. A Ana Pimentel explicou porquê. (no final do dia, fizeram-se as contas: o 'Snap' ficou valorizado em 24 mil milhões, segundo o WSJ)
Não é obsessão minha, mas já leu esta reportagem multimédia especial que fizemos na passagem dos 30 anos do maior mass murderer português? É que vale mesmo a pena recordar o crime, o julgamento, a prisão e a nova vida de Vítor Jorge, o Mata-Sete.
Notícias surpreendentes
Foi a grande notícia científica de ontem. Podem ter sido descobertos os primeiros seres vivos na Terra. São fósseis encontrados no Canadá, que terão 3,77 mil milhões anos. Mas a investigação não é consensual e há cientistas a contestá-la.
Já a grande novidade do mundo tecnológico foi o lançamento da nova consola de jogos da Nintendo, a Switch. O nosso especialista, Rubber Chicken, testou-a e chegou a uma conclusão:é uma das consolas mais brilhantes e inovadoras criada nas últimas décadas.
Fotos do primeiro-ministro do Canadá quando jovem tornaram-se virais na Internet. Mas, em boa verdade, esta não é uma notícia surpreendente. Justin Trudeau é considerado um galã pelas mulheres (que o digam Ivanka Trump, Angela Merkel, Emma Stone, Kate Middleton e tantas outras. E outros).
Apesar do estilo e do charme, Trudeau não esteve no desfile do português Luís Buchinho em Paris. O criador nacional inspirou-se nos pescadores, varinas, falésias e no mar da costa portuguesa.
A terminar, uma viagem no tempo que a todos devia corar de vergonha. São 26 fotos perturbadoras dos tempos da segregação racial nos EUA sob as Leis Jim Crow: havia portas só para "pessoas de cor", fontes de onde os negros não podiam beber e lugares marcados nos autocarros públicos.
Já sabe, mantenha-se ligado ao Observador para se manter a par de toda a informação e ler boas histórias.
Boa quinta-feira, feliz e produtiva
(se quiser fazer uma viagem online magnífica, veja este vídeo dos Passadiços do Paiva feito pelo melhor fotógrafo de viagens do mundo)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
Leia as últimas
Subscreva
Nenhum comentário:
Postar um comentário