sexta-feira, 5 de maio de 2017

360º - Porque é que os operários franceses (desempregados) votam Le Pen; e quem será Pluto 49, o novo beneficiário mistério do 'saco azul' do GES?

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... houve mais um caso de overbooking numa companhia aérea americana. A Delta Airlines obrigou uma família a ceder o lugar do filho bebé. Há vídeo, polémica e (depois disso) um pedido de desculpas.

A Uber vai ser investigada pela justiça norte-americana. É acusada de usar software para enganar as autoridades nos países (e cidades) onde está proibida de fazer serviços de transporte.

Por cá, Maria Luís Albuquerque critica Marcelo pela suas opiniões (favoráveis) sobre as contas do Governo. A ex-ministra das Finanças lembra, em entrevista à TSF/Dinheiro Vivo, que "o Presidente da República não é uma entidade independente e técnica".

Mas deve estar a chegar outro elogio presidencial a qualquer momento. É que pelas contas-palpite (ou dicas) de António Costa, Portugal vai sair do Procedimento por Défice Excessivo antes do verãoO otimismo estival do primeiro-ministro fá-lo também falar  em "viragem".

Um alerta (diferente) sobre o sal: está cheio de partículas de microplásticos. O Público cita um estudo feito a 17 marcas de sal vendidas em oito países, incluindo Portugal. Uma das três amostras portuguesas atingiu o máximo de contaminação. Não há, contudo, problemas imediatos para a saúde (fora os do próprio sal).

Outra informação relevante

A Operação Marquês chegou a uma conta offshore da mulher de Ricardo Salgado no Panamá. Estão em causa 4,5 milhões de euros transferidos de alegadas contas do Grupo Espírito Santo na Suíça para Maria João Bastos Salgado. Os novos dados da investigação, revelados pelo Luís Rosa, chegaram também a um novo beneficiário mistério do famoso 'saco azul' do GES. Chama-se Pluto 49 e ninguém sabe quem é.

Por falar em GES. O famoso "comissaire aux comptes", a quem Ricardo Salgado começou por responsabilizar pelo buraco nas contas, falou ontem em tribunalO contabilista (em linguagem já pós escândalo/crime financeiro) diz que fez tudo para proteger o patrão.

Há uma polémica autárquica em curso. Cinco minutos da entrevista de Ana Catarina Mendes ao Observador fizeram soar os alarmes na equipa de Rui MoreiraO presidente da Câmara do Porto convocou o seu núcleo duro para discutir se quer mesmo o apoio declarado do PS à sua candidatura. Moreira recusa dar lugares aos socialistas em troca desse apoio. 

Comentários nas redes sociais estão a agitar o Exército. O General Faria Menezes, Comandante das Forças Terrestres e número três daquela força, colocou posts no Facebook que estão a ser avaliados pelo Chefe do Estado Maior.
 

Do lado do Governo há propostas para o novo regime das reformas antecipadas. Na primeira de três fases, mais de 18 mil trabalhadores poderão receber sem penalização desde que tenham 48 anos de descontos ou começado a trabalhar aos 15. Mas ainda não é nada que agrade à CGTP ou à UGT.
E também para a licença de paternidade, que passará de 15 para 20 dias.

Já do lado do PS vem uma ideia que promete polémica. A obrigação de entrega de declarações de rendimentos e património para os magistrados.

"O Obamacare está morto", anunciou Donald Trump. Ainda não é bem assim, mas quase. À segunda tentativa, o presidente americano conseguiu aprovar o projecto lei que vai revogar e substituir o programa de saúde do seu antecessor na Câmara dos Representantes. Falta o 'sim' do Congresso para Trump cumprir a sua grande promessa. A outra cumpre-a já dia 24: vai visitar o Papa Francisco

Eu sei que já venho a falar do tema há três dias. Mas há mais um capítulo da novela Theresa May-União Europeia. Depois do bate-boca com Juncker, veio agora juntar-se ao elenco o presidente da Comissão, Donald Tusk. Que avisou a primeira-ministra inglesa que tem de "controlar as emoções" para não tornar o Brexit "impossível".

Na Venezuela os protestos já chegaram às lojas de portugueses. E o número de mortos subiu para 36. E há mais uma vozimportante a juntar-se aos críticos de Maduro: a do maestroGustavo Dudamel por causa da morte de um jovem violinista.

No futebol, Mourinho está a caminho de dar ao Manchester United a primeira Liga EuropaOs ingleses ganharam a primeira mão da meia-final em Vigo por 1-0 e têm a final à vista. O adversário deve ser o Ajax: os holandeses bateram o Lyon por 4-1.

Os nossos especiais

Porque é que os operários franceses apoiaram Le Pen e levaram ao colapso da esquerda? A três dias da batalha decisiva, o João de Almeida Dias, enviado do Observador, foi a Calais falar com desempregados que votam na candidata da Frente Nacional. Xavier, 49 anos, comunista, explicou-lhe porquê.

(já agora, ontem Le Pen foi atingida por ovos na campanha eprocessada por Macron; e Macron recebeu o importante apoio de Obama -- ah, e também de Passos

As presidenciais em França e o frente-a-frente entre os dois candidatos foram o tema da nova rubrica em vídeo no Observador. Chama-se BICA (Balanço + Informação + Crítica + Análise) e debate a atualidade enquanto se bebe um café.

De Harvard vêm mais críticas à forma como a Europa respondeu à crise. Jeffry Frieden, professor de Economia Política naquela Universidade, não pouca a UE. E diz também, em entrevista ao Edgar Caetano, que só há uma forma de vencer os populistas: "O crescimento económico faz milagres"
 

A nossa opinião
Notícias surpreendentes

E o grande anúncio da Casa Real inglesa era simplesmente o adeus à vida pública do príncipe Philip, marido da Rainha Isabel II. Afastados os piores cenários, tempo para recordar a vida do Duque de Edimburgo, do casamento à reforma, em fotos; mas também as suas muitas, mas muitas, mas muitas mesmo famosas gaffes.

São novos artesãos, que usam técnicas antigas. A Catarina Homem Marques foi atrás de sete casos de gente que está a pôr a mão na massa em atividades tradicionais para lhes dar uma nova vida.
 
Roxo contra o envelhecimento. Castanho para ajudar a digestão. E verde e vermelho ou laranja. São cinco cores que devemos comer todos os dias (com receitas) segundo a especialista Vânia Ribeiro.

Do mundo da tecnologia vem a descoberta de mais um truque do iPhone que está a fazer furorOra aprenda lá como deve usar corretamente a calculadora. Já agora, saiba também como controlar quem aparece no seu mural do Facebook.

Ontem foi dia Star Wars, May the 4th be with you. Por isso a Marta Leite Ferreira foi aos arquivos da LucasFilm e desencantou 100 fotos surpreendentes tiradas nos bastidores da saga.

Agora que já tem a informação essencial do dia e algumas histórias para as conversas de café, vá passando pelo Observador. Verá que não lhe faltarão temas para os próximos dias

Um bom fim de semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário