sexta-feira, 5 de maio de 2017

5 de maio - Dia Mundial da Higiene das Mãos assinalado na UCC de Ponte de Sôr/ Montargil

Em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS),de acordo com os objetivos para o milénio, incide a campanha Save Lives: Clean Your Hands, no problema crescente das resistências aos antimicrobianos e na influência das boas práticas em higiene das mãos neste combate – “Fight antibiotic resistance – it’s in your hands”.
Assim ao assinalar-se o Dia Mundial da Higiene das Mãos, a 5 de maio, a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Ponte de Sor promoveu uma atividade de sensibilização dirigida à comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor.
No dia 3 de maio, os enfermeiros da UCC de Ponte de Sor/Montargil, juntamente com o enfermeiro do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), do ACES de São Mamede, deslocaram-se à Escola João Pedro de Andrade do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, para sensibilizar as crianças do 2º ciclo sobre a importância da lavagem das mãos, numa ação que teve como objetivo a promoção de bons hábitos através de uma experiência interativa.
Lavar as mãos é uma das medidas mais importantes para impedir a propagação de doenças. Uma adequada higienização das mãos pode impedir que se fique doente e pode interromper a transmissão de infecções virais, bacterianas e parasitárias para outras pessoas.
Existem habitualmente triliões de micróbios nas mãos, sendo a sua maioria inofensiva e parte integrante da flora microbiana natural da pele. Porém, nem todos os micróbios que entram em contato com as mãos ao longo do dia são inofensivos.
Para eliminar eficazmente os germes presentes nas mãos, o processo de higienização deve seguir determinados passos.
Lavar as mãos é uma atitude simples, rápida e eficiente mas ainda é um hábito adotado com pouca frequência.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que é possível reduzir em até 40% a incidência de infeções e doenças com o simples ato de lavar as mãos.
Devemos lavar as mãos com água e sabão, durante pelo menos 30 a 40 segundos.
As mãos devem ser lavadas sempre que estiverem visivelmente sujas, antes, durante e depois de preparar uma refeição, antes de comer, depois de se ter assoado, tossido ou espirrado, antes e depois de cuidar de alguém que esteja doente, antes e depois de tratar de um corte ou ferida, depois de ir à casa-de-banho, depois de mudar fraldas ou limpar uma criança que tenha utilizado a casa-de-banho, depois de ter tocado num animal, alimento de animal ou resíduos de animal, depois de tocar no lixo, por exemplo.
Lavar as Mãos é uma medida simples que pode Salvar Vidas!


ULSNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário