sábado, 24 de junho de 2017

Manhã de sábado: Nodeirinho. "Parece que ainda vejo o fogo"

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
As chamas extinguiram-se. Manuel já sabe que o filho morreu. Cacilda vive numa casa com um buraco no teto. Maria do Céu ainda está sem voz de tanto ter gritado. "Parece que ainda vejo o fogo."
Reportagem, notícias, análises, explicadores, fotogalerias, vídeos, textos de opinião. E os nomes de todas as vítimas mortais. A tragédia de Pedrógão Grande no Observador.
O Observador reconstituiu, minuto a minuto, os primeiros 3 dias do incêndio de Pedrógão Grande. A luta contra o fogo que matou 64 pessoas minuto a minuto, desde que o incêndio deflagrou.
Já foram publicadas as respostas ao exame de Matemática A apresentado esta manhã aos estudantes do 12º ano. Confira aqui as soluções, conforme indicadas oficialmente pelo IAVE.
Seleção tinha de marcar 4 golos à Macedónia. Marcou, sem milagres. Mas sofreu 2. E como pecou na finalização, ficou fora do Europeu. Por 1 golo. Mereciam mais? Sim. Mas têm todo um futuro pela frente.
Interrogatório de Hermínio Loureiro terminou ao final da noite de 6.ª feira mas as medidas de coação para os sete arguidos só deverão ser conhecidas na 2.ª feira.
Ex-ministro da Economia rotulou suspeitas de corrupção como um "absoluto disparate" mas apenas está disponível para falar na Polícia Judiciária em cima da data da prescrição do procedimento criminal.
Marcelo enfrentou o perigo e a GNR para chegar ao posto de comando, mas fez declarações que mais tarde retificou. Deputados do PSD criticam "branqueamento" que Presidente fez da situação.
Ministro da Agricultura congratula-se por ter criado sapadores florestais em 1999 e diz que durante 18 anos não houve qualquer reforço de equipas e investimento em equipamentos. Terá sido assim?
O Presidente da República, num depoimento ao semanário Expresso, pede que sejam apuradas todas as responsabilidades e apela à união entre partidos políticos na resposta à tragédia.
O primeiro-ministro assinou esta sexta-feira um despacho pedindo à ministra da Administração Interna um “cabal esclarecimento” sobre as falhas ocorridas na rede SIRESP, entre sábado e terça-feira. 

Comer/Ver/Fazer

Um texto de Mario Benedetti, encenado por Marta Carreiras e Romeu Costa, transforma a sala Mário Viegas do Teatro São Luiz num ringue. Com Pedro Gil e Ivo Canelas. 

Num ano de regressos, o rei dos jogos de luta nos anos 90 está de volta ao mercado. Tekken 7 é uma aposta segura, para o bem e para o mal. 

Seja o marisco graúdo ou miúdo, frito ou cozido, sozinho ou acompanhado, os 54 locais que se seguem são portos seguros no que respeita à sua confeção. Mergulhe-se neles, portanto. E de boca aberta.

Ponha o cappuccino e os ovos com bacon de lado. A partir da próxima terça-feira ir ao brunch da marisqueira Pesqueiro 25 é como ir ao mar. Um bem-haja aos camarões, búzios e lagostins. 

Guterres, Picasso, o Turismo e Donald Trump. Estes são os grandes alvos de um dos principais eventos internacionais de desenho humorístico do mundo. O PortoCartoon inaugura na sexta-feira. 

Este filme do italiano Roberto Andò quer ser policial, denunciar o capitalismo e pregar moral, mas só consegue desperdiçar um elenco de bons actores europeus. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas. 

Pais, está tudo controlado. Vestir a bata e ser cientista, aprender a jogar padel, andar à vela ou fazer teatro são só algumas das atividades que podem entreter os seus filhos nas férias grandes. 

Onde comer sardinhas sem ficar como sardinha em lata? Que bailarico escolher? Quais os concertos da noite? Temos sugestões para quem não quer perder o São João, a maior festa da cidade do Porto. 

É a nova loja do Chiado e onde dezenas de marcas encontraram um lugar ao sol. A Hay Carmo não é só vaidades. Serve petiscos na esplanada e cocktails para brindar à moda de autor. 

Opinião

Alberto Gonçalves
Portugal não cede à baixa política, leia-se permite a impunidade geral. Portugal, repete-se, é uma nação muito forte, leia-se um recreio de oportunistas, desnorteados ao primeiro assomo da realidade.

José Milhazes
O PCP criou um site para celebrar os 100 anos da revolução bolchevique de 1917, mas abre-o logo com uma fotografia falsificada de Lenine. Trata-se apenas da primeira de muitas falsificações históricas

Ruth Manus
Foi aí que percebi que “eu te amo” seria uma belíssima solução para o amor português. Na verdade, nós no Brasil nem falamos o “eu”. Basta o “te amo”. O que importa é que é uma expressão fácil.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
As nossas representações do diabo são ‘figuras simbólicas’, mas não o próprio demónio, cuja realidade e actuação são verdades de fé reveladas na Bíblia.

Miguel Pinheiro
A obrigação de um jornalista é mostrar aquilo que vê - mesmo aquilo que às vezes outros preferiam que não víssemos ou aquilo que nós próprios, em certas alturas, preferíamos não ver

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário