sábado, 24 de junho de 2017

Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim: Comunicado

“A Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim vem no presente comunicado agradecer e prestar o mais profundo reconhecimento a todos os que de uma forma ou de outra contribuíram para debelar a trágica situação que vivemos nos últimos dias.
Em primeiro lugar aos nossos Bombeiros do Quadro Ativo, Quadro de Reserva e Quadro de Honra, que depois de mais de 24 horas de combate às chamas no inferno que se viveu em Pedrogão Grande e Figueiró dos Vinhos, se viram confrontados com semelhante inferno na sua “casa” e corresponderam de forma heroica e abnegada com os parcos meios de que dispunham. Frise-se que estavam completamente sozinhos nas primeiras horas deste incêndio dado o empenhamento noutros teatros de operações dos nossos vizinhos que habitualmente nos auxiliam nestas circunstâncias, que estavam também eles com semelhantes dificuldades, e nos impossibilitou de ocorrer a todas as inúmeras solicitações e povoações afetadas.
Realça-se também que o incêndio entrou na área de atuação da nossa corporação em três locais distintos, praticamente em simultâneo, o que provocou uma grande necessidade de dispersão dos poucos meios que dispúnhamos por três frentes diferentes separadas por quilómetros e com difíceis acessos.
Aos Grupos de Reforço que aqui ocorreram de todo o país e da vizinha Espanha, o nosso muito obrigado pelo trabalho fundamental que aqui realizaram para a resolução desta situação, nomeadamente às GRIF’s dos distritos de Santarém, Guarda, Lisboa e Beja, à UME (Unidad Militar de Emergencias) proveniente de Madrid e Leon e aos colegas do nosso Distrito que aqui realizaram um trabalho extraordinário.
Agradecemos vigorosamente à população o comprometimento no combate às chamas e que, na impossibilidade do nosso auxílio, defendeu com grande coragem pessoas e bens, a todos Vós o nosso bem-haja, pois mostraram a força, a raça, a coragem e determinação das nossas gentes. À população que ocorreu de forma massiva ao Quartel e ao Centro Paroquial com bens alimentares, sumos, água e gelo e trabalhando na confeção de refeições e na receção dos donativos que nos chegaram das nossas gentes e de outros locais mais ou menos longínquos, como Oeiras ou Coimbra (a quem também prestamos um grande agradecimento) a nossa profunda gratidão por procurarem proporcionar aos Operacionais no terreno as melhores condições possíveis.
Não podemos também deixar de agradecer às Câmara Municipais da Sertã, Vila de Rei, Mação, Oleiros e Castelo Branco, pela disponibilização das suas máquinas de rastos que tiveram um papel preponderante neste complexo teatro de operações, bem como à ANPC e à GNR.
Por fim agradecemos a todas as demais entidades que colaboram connosco, de que destacamos particularmente, o Agrupamento de Escuteiros 721 de Cernache do Bonjardim, Paróquia de Cernache do Bonjardim, Junta de Freguesia do Castelo, União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Câmara Municipal da Sertã e à Rádio Condestável por servir como sempre a nossa causa, como porta-voz dos Bombeiros nos nossos pedidos de auxílio e pela informação preciosa passada às populações sobre a evolução das diversas ocorrências.
A todos vós o nosso bem-haja”.
Fonte: BPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário