sábado, 24 de junho de 2017

Incêndios: Quase 53 mil hectares arderam na região centro

Resultado de imagem para Incêndios: Quase 53 mil hectares arderam na região centro
Os cinco grandes incêndios que deflagraram no sábado na região centro do país consumiram quase 53 mil hectares, segundo dados ainda provisórios.
Numa resposta enviada à Lusa, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) refere que o incêndio de Pedrógão Grande que deflagrou no sábado "uniu-se aos de Figueiró dos Vinhos, Alvaiázere, Penela e Góis formando um único incêndio", estando até agora contabilizada provisoriamente uma área ardida provocada por estes "cinco grandes fogos" em 52.992 hectares.
No entanto, o ICNF ressalva que o apuramento final da extensão da área ardida só poderá ser efetuado após a extinção do incêndio, tendo em conta que alguns deles ainda estão na fase de dominado.
Os dados do ICNF não incluem a área ardida de Castanheira de Pera e de Pampilhosa da Serra, outros concelhos fustigados pelos incêndios dos últimos dias.
Os incêndios florestais provocaram este ano uma área ardida em Portugal a rondar os cerca de 70 mil hectares, contabilização feita com estes dados do ICNF e os 17.100 hectares que arderam até sábado registados pelo Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS).
Os grandes incêndios que deflagraram no sábado na região centro provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos, tendo obrigado à mobilização de mais de dois milhares de operacionais e à evacuação de dezenas de aldeias

Fonte: Lusa
Foto: Pedro Rocha / Global Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário