sábado, 24 de junho de 2017

Portugal/Índia: Costa e Modi querem consolidar parceria económica e científica acordada em janeiro

O primeiro-ministro recebe no sábado, em Lisboa, o seu homólogo indiano, Narendra Modi, visita destinada a consolidar a parceria económica e científica acordada em janeiro passado, por ocasião da visita de Estado que António Costa realizou à Índia.
Resultado de imagem para Portugal/Índia: Costa e Modi querem consolidar parceria económica e científica acordada em janeiro
Fonte do executivo português referiu à agência Lusa que, seis meses após a deslocação do primeiro-ministro à Índia, é agora, durante a visita de retribuição de Narendra Modi a Portugal, o momento de se fazer um primeiro balanço ao mais alto nível sobre a evolução dos diferentes assuntos acordados entre os dois países há seis meses.
António Costa e o seu homólogo indiano encontram-se no sábado, pelas 13:00, no Palácio das Necessidades, seguindo-se um almoço oferecido pelo líder do executivo nacional, após o qual haverá declarações à imprensa.
Ainda no Ministério dos Negócios Estrangeiros, os dois primeiros-ministros presenciam a assinatura de acordos bilaterais e o lançamento do programa "Start up hub" - matéria que resulta de um primeiro compromisso já antes alcançado em Bangalore.
Nessa ocasião, na capital tecnológica e científica da Índia, o primeiro-ministro disse que o Governo português iria adotar um programa de facilitação de vistos destinado a jovens indianos, abrangendo universitários empreendedores em 'startups' ou em setores ligados às tecnologias de informação.
Após vários anos de relações políticas cortadas - na sequência da ocupação de Goa, Damão e Diu pelas tropas da União Indiana em 1961 - e que só foram retomadas após o 25 de Abril de 1974, os governos da Índia e de Portugal assumem agora como objetivo prioritário elevar as relações bilaterais económicas, científicas e culturais para um novo patamar.
Em janeiro, depois de cinco dias em Nova Deli, Bangalore e Goa, António Costa manifestou-se confiante que abriu "novas portas" para a entrada de investimentos da Índia em Portugal e para o aumento das exportações nacionais para o vasto mercado indiano.
No que respeita ao mercado da Índia, segundo o primeiro-ministro, Portugal apresenta especiais interesses em áreas como as energias renováveis, o tratamento de lixo e de esgotos, execução de infraestruturas, indústrias de defesa e novas tecnologias.
António Costa considerou mesmo que as energias renováveis poderão assumir-se como a grande "start-up" nas relações de cooperação económica entre Portugal e a Índia.
Ainda no plano económico, além das reuniões entre os executivos de Lisboa e de Nova Deli, em janeiro realizaram-se em paralelo reuniões entre empresas portuguesas com firmas congéneres indianas, tendo em vista a concretização de parcerias de investimento.
Como tem sido quase regra nas visitas de figuras de Estado estrangeiras a Portugal, neste sábado, também o primeiro-ministro da Índia se deslocará à Fundação Champalimaud.
Os últimos pontos de programa de Modi em Portugal incluem na parte da tarde uma visita ao templo Radha Krihna, na Alameda Mahatma Gandhi, em Lisboa, onde também decorrerá um encontro com a comunidade Indiana em Portugal.

Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário