segunda-feira, 10 de julho de 2017

360º - Galpgate. As polémicas dos secretários de Estado que saíram. E vêm aí mais arguidos

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Um ano depois de António Costa ter afirmado, com total confiança, que o caso estava "encerrado", o Governoperdeu três secretários de Estado por causa do Galpgate. Fernando Rocha Andrade (Assuntos Fiscais), Jorge Costa Oliveira (Internacionalização) e João Vasconcelos (Indústria) pediram ontem ao Ministério Público a sua constituição como arguidos e, em consequência, a exoneração dos seus cargos - e o primeiro-ministro aceitou.

Houve outro pedido de demissão ligado a este caso: Vitor Escária, assessor económico do primeiro-ministro, é arguido no processo e já deixou o cargo.

Para quem não se lembra do que está em causa: os três secretários de Estado aceitaram um convite da Galp para irem a França ver jogos da seleção nacional durante o Euro 2016.

O que mudou para as demissões só acontecerem agora?Tudo indica que terá sido o avanço das investigações do Ministério Público. Os primeiros arguidos do processo terão sido o chefe de gabinete de um dos secretários de Estado exonerados e um ex-chefe de gabinete que terá saído do cargo no primeiro trimestre deste ano. E vêm aí mais arguidos.

Reações políticas ao caso: o PSD diz "não compreender porque é que se escolheu este momento" e pede esclarecimentos; e o CDS-PP afirma que "teve razão" quando na altura exigiu as demissões dos secretários de Estado. Para saber o que pensam BE e PCP, vamos ter que esperar - ainda ninguém falou.

Está, portanto, em curso a terceira remodelação de António Costa: tudo indica que haverá mais secretários de Estado a sair, mas que os ministros da Defesa e da Administração Interna estarão a salvo.

Os quatro homens que saem agora do Governo já passaram por muitas outras polémicas: Rocha Andrade,que é amigo do primeiro-ministro, somou controvérsias; Jorge Oliveira deu emprego ao filho de Lacerda Machado; João Vasconcelos era business angel da mulher; e o economista Vítor Escária era próximo de José Sócrates no resgate.


Informação relevante
O Governo quer saber se é legalmente possível responsabilizar os acionistas privados do SIRESP por eventuais falhas do sistema de comunicações nos fogos de junho. Para isso, o executivo contratou um escritório de advogados. A notícia é da Renascença e do Público.

Um dos feridos graves do incêndio de Pedrógão Grande foi transferido do Porto para Espanha. O objetivo é fazer uma recolha de pele para transplantação.

A fotografia parece um quadro. O cenário é a reunião do G20. Ao centro está Vladimir Putin e a rodeá-lo, como se fossem os seus cortesãos, encontram-se o Presidente americano Donald Trump e o Presidente turco Recep Erdogan. Retrata na perfeição os receios sobre o crescente poder da Rússia. Pequeno detalhe: a imagem, que se tornou rapidamente viral, é falsa.

Surgiu mais um detalhe das ligações entre Trump e a Rússia (e este não é fake news): durante a campanha, o filho mais velho do Presidente americano encontrou-se com uma advogada russa que lhe prometeu informações prejudiciais sobre Hillary Clinton. Donald Trump Jr., que não percebeu ou não quis perceber que o grave é o encontro e não o seu resultado, defendeu-se dizendo que os dados eram "vagos, ambíguos e sem sentido".

O cardeal George Pell, que até há pouco era o n.º 3 na hierarquia do Vaticano, já regressou à Austrália para responder por acusações de abuso sexual de menores. O julgamento será em breve.

Como três secretários de Estado se lembrarão, foi há um ano que Portugal se tornou campeão europeu. Foi tudo óptimo para os jogadores portugueses? Nem por isso. O Bruno Roseiro conta-lhe onde estão hoje os 23 campeões europeus.

Já passou um ano, mas ainda há histórias desconhecidas para contarUm exemplo: onde ficou a taça naquela noite? Outro: qual foi a influência de um galo preto no estágio?

Para comemorar a data e antecipar o que aí vem, o Observador tem hoje na redação as futuras campeãs europeias (ainda falta ganhar, mas estamos confiantes).Três jogadoras da seleção feminina de futebol, que jogam no Euro a partir de 16 de julho, vão estar em direto pelas 11h na redação. Pode fazer-lhes perguntas através do Facebook, na transmissão em direto, no Twitter através de #FUTFEMOBS, ou pelo email leitor@observador.pt.


Os nossos Especiais

É possível viver da música sem se chamar Tony Carreira? Para perceber isso, a Tânia Pereirinha andou com Augusto Canário, Jessica Portugal e Ricardo & Henrique na estrada. E também esteve numa danceteria. E numa frutaria. A reportagem explica tudo.


A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "Mário Centeno, o austero não assumido": "Demorou, e aconteceu da pior forma, mas o país acordou para a grande mentira de que a austeridade tinha acabado. Agora, ficou claro que, sem reformar o Estado, não se pode fugir à contenção orçamental".

João Carlos Espada escreve o discurso de Donald Trump em Varsóvia: "Se não podemos defender a liberdade como valor universal, e se não podemos defender a liberdade como valor ocidental, seremos ainda autorizados a defender a liberdade?".

Helena Matos escreve sobre o roubo de armas: "Em Tancos confrontámo-nos com o vexame da irresponsabilidade. Mas isso só aconteceu porque há anos que andamos a fugir do peso da responsabilidade. Tancos somos nós".

João Marques de Almeida escreve "O 'Santo' Louçã":"Como podem existir ainda dúvidas sobre as intenções de Louçã e do Bloco? Um mistério. Aliás, não deixa de ser irónico que uma estação de televisão privada ajude à sua beatificação política".

José Milhazes escreve "G20: Caricatura de uma cimeira": "A qualidade dos dirigentes mundiais apenas faz aumentar o pessimismo quanto ao futuro. Trump é um perigo para a segurança mundial, mas também não se espere que Putin venha salvar a Europa e o mundo".

Alberto Gonçalves escreve "Uma experiência do Terceiro Mundo": "É gente literalmente abjecta. Perante a tragédia, decretam o caso resolvido. Perante o desleixo, lembram desleixos maiores. Perante as dúvidas, confessam sentimentos. Perante as câmaras, dão abraços".


Notícias surpreendentes

O Chiado, em Lisboa, tem um novo restaurante pop-up.Chama-se Sem Título, é da Adega Mayor, e junta comida, vinho e arte. A Ana Cristina Marques conta os detalhes.

São 15 super-heróis dos anos 80 e 90. Estão lá o He-Man, o Capitão Planeta, o Sport Billy e o Inspetor Gadget. Veja lá se se lembra deles.

"Mar Nosso. Fotografia de Artur Pastor" é um livro que reúne o espólio fotográfico de Artur Pastor, constituído por mais de 10 mil imagens, muitas dedicadas ao mar. Vasco Rosa dá-lhe quatro estrelas.

O que é que revelam as pesquisas que fazemos no Google? Revelam que os pais pesquisam mais sobre a inteligência dos filhos e a beleza das filhas (e não o contrário). Revelam que os homens pesquisam mais sobre aquela parte do corpo do que sobre qualquer outra. E revelam que, quando uma mulher casada escreve no motor de busca “será que o meu marido…”, é 10% mais provável que complete a frase com “… é gay?” do que com qualquer outra coisa. Estas informações são o resultado de quatro anos de pesquisa do cientista de dados Seth Stephens-Davidowitz.

E agora já está pronto para mais uma semana, durante a qual António Costa vai ter que reconstituir o Governo. E já sabe que daqui a nada, pelas 11h, vamos ter em direto na redação três jogadoras da seleção feminina de futebol, que este mês vão disputar o título europeu. Pode seguir a conversa aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário