segunda-feira, 10 de julho de 2017

Iberia multada por exigir teste de gravidez a candidatas a emprego

Resultado de imagem para Iberia multada por exigir teste de gravidez a candidatas a emprego
Infração muito grave por discriminação de género. Esta é a acusação feita pela Inspeção do Trabalho à companhia aérea que vai pagar 25 mil euros.
A Iberia tem vindo a exigir às candidatas a emprego um teste de gravidez para que possam avançar nos processos de seleção. A inspeção do trabalho diz que a prática é ilegal por se tratarem de candidatas e não trabalhadoras, e aplicou uma multa de 25 mil euros.
A descoberta aconteceu há cerca de um ano quando os inspetores realizaram raides contra a discriminação no trabalho. Detectaram, então, que a Iberia, através da empresa de recrutamento Randstad, solicitava testes de gravidez para conhecer a situação das candidatas femininas. Esta era uma prática nacional, avançou o Diario de Mallorca, citado pelo El Mundo.
A transportadora do Internacional Airlines Group, o mesmo da British Airways, justifica que “a prova só se aplicava para acautelar o bem-estar do bebé e da futura mãe”, mas que deixará de a exigir. A partir de agora, acrescenta, “passará a confiar na responsabilidade da mulher a comunicação do seu estado com antecipação”.

Fonte: Dinheiro Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário