segunda-feira, 10 de julho de 2017

Aldeia de xisto dá exemplo: arranca eucaliptos e constrói aceiro

Resultado de imagem para Aldeia de xisto dá exemplo: arranca eucaliptos e constrói aceiro
A aldeia de xisto do Casal de São Simão, em Figueiró dos Vinhos, que ficou rodeada pelas chamas no incêndio de Pedrógão Grande, vai arrancar os eucaliptos que sobraram à volta da localidade.
O porta-voz da comunidade diz que a aldeia só se "safou" porque houve "mão e ajuda do São Simão". Por isso, a aldeia não vai esperar por qualquer decisão política. No próximo dia 23 de julho, os moradores reúnem com os proprietários dos terrenos à volta da aldeia e, de acordo com esta associação, há recetividade por parte dos proprietários dos terrenos para arrancar eucaliptos, criar um aceiro e plantar árvores diversas.
Para chegar à aldeia de xisto do Casal de São Simão, vindo no IC8 na direção Sertã - Avelar, é preciso atravessar dezenas de quilómetros ardidos. Quando a estrada serpenteia na subida para a pequena localidade, avista-se ao cimo a Capela de São Simão. À volta, tudo queimado. Mas, depois de passado o marco das aldeias de xisto é como se estivéssemos a entrar num pequeno pulmão verde.
Aníbal Quintas representa os moradores. Contorna a memória do dia complicado em que o fogo rodeou toda a aldeia a uma velocidade jamais vista. O morador explica que, depois das chamas controladas pelos bombeiros e pela população, a decisão foi imediata.
À volta de Casal de São Simão vai surgir um aceiro, uma faixa de terreno limpa para quebrar a propagação dos incêndios. "Temos aqui quatro pessoas em residência permanente, tivemos que convocar os que não vivem cá e os homens dos eucaliptos que não vivem cá. Queremos criar aqui uma área substancial, que possa servir de resguardo".
E à volta do aceiro vão surgir árvores, pois claro, mas a palavra de ordem é diversidade: "Castanheiros, sobreiros, nogueiras... Aquelas que são árvores bombeiro".
Apesar de construído o aceiro, Aníbal Quintas sabe bem que a limpeza será necessária todos os anos. Para já, existe entreajuda. Surgiu do outro lado da fronteira: "Recebi uma chamada de Lugo, na Galiza, de uma associação ambientalista, que quer estar presente na reunião e apoiar-nos em tudo o que for possível", assegura. Ajuda aceite. O Casal de São Simão arranca eucaliptos já a partir deste mês.
A aldeia de xisto vizinha de Ferraria de São João, no concelho de Penela, vai avançar com uma iniciativa idêntica.
A limpeza, garante a Associação de Moradores de Casal de São Simão, não vai ficar abaixo dos 100 metros de distância em relação à aldeia. O primeiro dia de limpeza vai ser definido já na reunião do dia 23 de julho. A associação de moradores quer o aceiro pronto até ao final do ano.
Fonte: TSF
Foto: DR

Nenhum comentário:

Postar um comentário