segunda-feira, 10 de julho de 2017

Vão ter início as Obras da Via Ecológica Ciclável

Resultado de imagem para Vão ter início as Obras da Via Ecológica Ciclável
Foi apresentada na manhã de segunda-feira, dia 10 de junho, a empreitada com vista à execução do Projeto de Criação de Via Ecológica Ciclável como forma de Vivência da Ria.
Esta intervenção prevê o desenvolvimento de uma via ciclável na envolvente da Ria de Aveiro, que se estenderá pelo território de dez municípios. O concelho de Mira está entre os municípios abrangidos pela intervenção, prevendo-se a requalificação e extensão da ciclovia existente.
O troço desta ciclovia, que abrange o território de Mira, desenvolve-se ao longo de pinhais e eucaliptais e tem como pontos de referência neste concelho a Barrinha e a Lagoa de Mira, a praia da Barra de Mira e a praia do Areão.
Na Barrinha e na Lagoa de Mira, apostar-se-á na sinalética de aproximação de cruzamentos, visto que o percurso interceta estradas com circulação automóvel. A reparação de pavimentos e a substituição de algumas pontes por troços de passadiços de madeira inserem-se, também, na proposta de intervenção.
A norte da Lagoa de Mira e entre a Barrinha e o eixo principal, prevê-se a introdução pontual de bancos e áreas de repouso, de modo a aproveitar as zonas de sombra existentes.
A proposta passa por desviar o traçado da Estrada Municipal 591 a partir do km 6700, passando a desenvolver-se ao longo do caminho florestal, no que respeita à ligação do concelho de Vagos com a Barra de Mira. Desta forma, o percurso será mais seguro e permite evitar a eliminação de áreas de passeio pedonal e estacionamento automóvel já existentes.
O troço Mira-Vagos, com uma extensão de 25 km, contará com pontos de descanso com bancos e suportes de bicicletas, possibilitando descanso a quem circula na ciclovia, à semelhança do troço já executado entre a praia da Vagueira e a Praia da Costa Nova.
Esta intervenção será fundamental para difundir perante o público os percursos pedestres e a pista ciclo-pedonal do nosso concelho, que totalizam mais de 60km de extensão e integram a Rede de Percursos Pedestres de Interpretação do Património de Mira, concretizando-se, assim, a ligação dos circuitos existentes com os concelhos limítrofes.

CMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário