sábado, 1 de julho de 2017

Tão azul está a Praia de Mira…

Trinta e uma. 
São trinta e uma, as Bandeiras Azuis que a Praia de Mira, merecidamente, já recebeu ao longo de... trinta e uma edições deste galardão!
Única no mundo, esta praia não é só belo sol, nem areia majestosa, nem um lindo mar a perder de vista. Ela é gente hospitaleira, ela é bem cuidada, ela é um ponto de referência deste pequeno trecho de terra a beira mar plantado, lá fora, em terras distantes, onde a grande maioria das pessoas não sabem falar português, mas sabem pronunciar o nome dela!
Por trinta e uma vezes em trinta e uma ocasiões, a Praia de Mira soube colher os frutos do excelente trabalho que tem sido feito há décadas pelos mais variados executivos da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Mira, que não medem esforços para que ela, sempre ela, continue a ser contemplada com tão honroso deferimento.
Acompanhando esta verdadeira pérola do turismo regional e nacional, também a Praia do Poço da Cruz foi agraciada, novamente, com a mesma distinção. Mais um exemplo de que quando se pretende fazer algo de positivo pela terra, todos, mesmo todos, fazem o possível e o impossível pelo bom nome da localidade.
As palavras, com franqueza, podem ser imensas para descrever mais este desiderato alcançado. Mas, o melhor mesmo, é vir até a Praia de Mira e a Praia do Poço da Cruz, e ver in loco, imagens de uma paisagem deslumbrante e receber o caloroso acolhimento das suas gentes. Tudo isso é muito mais que algumas linhas traçadas, onde se procura traduzir o amor da gente do Concelho de Mira pelo seu ex-libris.
Ver de perto, sentir a brisa do mar no rosto, passear pela calçada, andar na areia, entrar no mar... tudo isso pode ser feito em muitos locais, pois claro. A diferença está no que cada um pode sentir dentro de si, ao fazê-lo nestas praias.
O que se sente aqui, é bem mais que caminhar, beber um fino ou chupar um gelado: aqui, todos se sentem em casa... e, por isso, fazem questão de voltar.
Como mostram as imagens recolhidas pelo Jornal Mira Online, aconteceu um pequeno teatro realizado pelo Centro de Saúde de Mira com um intuito de levar às crianças o sentido de preservação do meio ambiente e a importância de uma consciência incutida desde pequeno na prevenção contra o sol e nos cuidados a ter com o mar sendo, também este, um momento alto desta celebração, que contou com a presença de importantes figuras da região centro, para além das locais...
Francisco Ferra

Nenhum comentário:

Postar um comentário