sábado, 1 de julho de 2017

Manhã de sábado: Uma noite na Oura: turistas, polícia e álcool

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Os distúrbios de domingo, com centenas de turistas britânicos, colocaram Albufeira no mapa. Os problemas, dizem os empresários, não são novos. Reportagem na rua dos bares, onde não se fala português.
Distrital de Lisboa vai este sábado a votos. Apoiante de Passos vence com facilidade, mas críticos vão fazer prova de vida, tentando vencer a secção de Lisboa com Morais Sarmento como cabeça de lista.
O então ministro teve uma proposta da Sonae depois de suspender o concurso do SIRESP. Era mais barata que a da Motorola e a tecnologia diferente. Mesmo assim, Costa não reabriu o processo.
Proposta da Green Services Innovations foi recusada, mas voltou a ser feita após os fogos no centro do país. Empresa apresentou-se como tendo capital angolano e ligação a grupo de origem israelita.
Relatório e contas da empresa que gere a rede do SIRESP alertava para a existência de 48 estações-base em "mau estado de conservação" e pedia intervenção do ministério. Governo recusa-se a comentar.
O Parlamento Europeu inicia na segunda-feira uma sessão plenária sobre os recentes incêndios em Portugal e Espanha. Na quarta-feira, há debate.
O ex-ministro da Economia Manuel Pinho escreveu esta sexta um longo artigo de opinião no Público sobre caso EDP - e defende-se do que diz ser um "boato vicioso". O que está nas entrelinhas do texto?
A associação mutualista dona do Montepio assinou acordo de princípio com Santa Casa que abre o caminho à entrada no capital da caixa económica. Banco aumentou capital em 250 milhões.
Portugal comemora 150 anos da abolição da pena de morte com uma série de eventos, incluindo o lançamento de um selo comemorativo da efeméride e uma conferência no Centro Cultural de Belém.
Um livro da poesia inglesa de Fernando Pessoa foi o gatilho para a criação de uma banda de rock, Alexander Search, na qual participam músicos como Júlio Resende ou Salvador Sobral.
Lisboa recebeu, esta sexta-feira à noite, mais uma semifinal dos International Emmy Awards. As caras da televisão portuguesa desfilaram na passadeira vermelha, onde o RealFeel fez as suas vítimas. 

Comer/Ver/Fazer

Dias 1 e 2 de julho o Parque da Cidade, no Porto, vai receber vinhos, azeites, queijos e enchidos. A Feira de Comida, promovida pelo Continente, vai ter ainda espetáculos musicais. A entrada é livre. 

"Diablo III: Rise of the Necromancer" traz de volta um dos personagens mais queridos da série, mas revela ao mesmo tempo a verdadeira pele da empresa que o criou. 

Como foi que os artistas e a sociedade reagiram à entrada de Portugal na I Guerra Mundial? Centenas obras de e documentos, alguns deles nunca antes exibidos, dão a resposta na Fundação Gulbenkian. 

Nos próximos três dias, estes são alguns dos palcos que fazem a festa em Portugal: o MED, em Loulé, o Sumol Summer Fest, na Ericeira, e o Musa, em Cascais. Veja o que têm para oferecer. 

O novo filme do autor de "Homem Morto" e "Ghost Dog" é uma pequena e plácida maravilha sobre um condutor de autocarros de New Jersey que escreve poesia. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas 

O restaurante Astória está inserido no Palácio das Cardosas, num hotel de 5 estrelas do Porto, mas quer mostrar que comer lá não é um luxo. A carta virou-se do avesso e os petiscos estão em destaque. 

A plataforma de aluguer Chic by Choice reabre a "sample store" em Lisboa, até 13 de julho. São mais de 250 vestidos de festa e estão a ser vendidos a preços de saldo, a partir de 65 euros. 

Das aldeias de xisto ao parque natural atravessado pela fronteira, passando pelas máscaras dos rapazes e a rua que junta cinco museus, eis um roteiro pela capital de distrito mais a norte de Portugal. 

Um texto de Mario Benedetti, encenado por Marta Carreiras e Romeu Costa, transforma a sala Mário Viegas do Teatro São Luiz num ringue. Com Pedro Gil e Ivo Canelas. 

Opinião

Alberto Gonçalves
O primeiro-ministro esteve impecável. Em vez de explicar, como os fracos, o dr. Costa exigiu explicações. Em vez de pedir desculpas, como os malucos, pediu um “focus group” sobre a sua popularidade.

Manuel Villaverde Cabral
A forma partidarizada como foi constituída uma «comissão parlamentar», cuja missão devia ser apurar o que realmente se passou e porquê, já mostrou que dali nada sairá.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Desenganem-se os que desdramatizam uma eventual descriminalização da eutanásia, porque uma tal lei porá “em causa a sustentação do ordenamento jurídico português e a razão de ser do próprio Estado”.

Rui Ramos
Dizem-nos que a demissão seria “o mais fácil”. Mas o governo já fez “o mais fácil”: na prática, já se demitiu, perante o conjunto de organismos e de interesses a que, por hábito, chamamos "Estado".

José Manuel Fernandes
A obsessão do Bloco com o eucalipto não é uma preocupação com a floresta, é só preconceito e ignorância. Mais: sem o contributo do eucalipto dificilmente teremos recursos para recuperar o mundo rural.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário