sábado, 7 de outubro de 2017

Manhã de sábado: Filomena Mónica: "O cancro provoca muita chatice"

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Numa entrevista na redação do Observador, Maria Filomena Mónica fala sobre a sua adolescência num "casulo social", sobre o que mudou em Portugal, sobre a sua doença e sobre o livro que está a escrever
Pedro Santana Lopes não está só a fazer um programa. Está à procura de apoios. Com a desistência de Montenegro e Rangel, até domingo decidirá. Pinto Luz pode avançar no caso de ser só Rio e Santana.
Candidato à liderança do PSD vai apresentar-se na próxima semana a uma corrida onde é, para já, o único candidato confirmado. "Expresso" diz que Rui Rio está a achar apoios entre apoiantes de Passos.
DCIAP decidiu arrastar vários imóveis que acredita pertencerem, na realidade, ao antigo primeiro-ministro -- para garantir que as Finanças possam receber caso Sócrates venha a ser condenado.
Zélia Duncan começou a cantar aos 16, mas só se tornou famosa depois dos 30, quando "Catedral" entrou numa novela da Globo. Até lá, foi funcionária pública e cantora residente num hotel em Abu Dhabi.
Próximo orçamento vai trazer dois novos escalões de IRS, um novo mínimo de existência de 632 euros mensais e o alívio será à volta de 400 milhões. Mínimo de existência nos recibos verdes cai.
Jean-Claude Trichet, antigo presidente do Banco Central Europeu, defende que Portugal tem de fazer mais reformas estruturais e evitar voltar a cometer os mesmos erros de 2010. 

Comer/Ver/Fazer

Sebastião Carolino foi ao Tapisco e jantou numa mesa de 4. Não se arrependeu mas também não saiu encantado. Descobriu uma bomba que não explode, um toucinho vindo dos céus e deu-lhe 3 estrelas. 

"Cuphead" era um dos jogos indie mais esperados desta década. O resultado é uma homenagem mais fiel e exímia ao cinema de animação dos anos 1930. 

O primeiro-ministro anunciou que a residência oficial, em Lisboa, vai acolher anualmente, "em regime de rotatividade", exibições de obras provenientes de "coleções privadas de fora de Lisboa". 

O Lisbon Beer District acaba de ganhar mais um ponto a seu favor: na nova Fábrica Musa há 12 variedades de cerveja artesanal à escolha, música, inovação e bairrismo. 

O cinema francês faz a sua visita anual a Portugal com a Festa que decorre em Lisboa de dia 5 a 12, e tem extensões a outras 11 cidades. Eurico de Barros escolheu oito filmes, sem esquecer a integral. 

O pato à Pequim - prato chinês que, muito provavelmente, mais adeptos deverá ter - é tratado como realeza neste novo restaurante no Parque das Nações, em Lisboa. 

Uma tarde de conferências, 18 marcas num mercado ao ar livre, 8 desfiles abertos ao público e um novo poiso. A ModaLisboa arranca na quinta-feira sob o tema "Luz" e há muito para fazer sem convite. 

O realizador norte-americano Peter Friedman vai estar na cidade do Porto e a sua obra está em grande destaque nesta edição do Queer Porto. A organização garante que estão garantidos mais três anos. 

A continuação de "Blade Runner: Perigo Iminente", de Denis Villeneuve, não desmerece do filme original de Ridley Scott, desta vez produtor executivo. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas. 



Opinião

Rui Ramos
O golpe separatista na Catalunha mostrou como uns episódios de “violência policial”, ampliados com imagens falsas, bastam para fazer parecer pouco importante a destruição da lei e da democracia.

João Marques de Almeida
Pedro Passos Coelho assusta a oligarquia política nacional, que vai desde o PCP a sectores do PSD, porque tem uma visão para o nosso país diferente daquela que foi construída desde a década de 1980.

Diana Soller
Se na Catalunha dá para o torto, abre-se uma Caixa de Pandora que pode levar décadas a fechar, com danos consideráveis.

Helena Garrido
A história fará justiça a Pedro Passos Coelho. Neste momento ninguém quer saber do futuro e muito menos do passado. Só o presente conta e tem de ser feliz. 

Maria João Avillez
“Uma decisão destas toma-se sozinho”, disse-me Passos no domingo. O futuro? "Não sei, mas não sou de grandes necessidades". Convites? "É complicado convidar um ex-primeiro-ministro para trabalhar."
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário