sábado, 23 de dezembro de 2017

Economia algarvia com evolução positiva

O contributo da região algarvia para o Produto Interno Bruto (PIB) deverá alcançar, este ano, os 4,6%, muito à custa dos bons indicadores das actividades imobiliárias e turísticas.
A afirmação foi proferida pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e gestor do Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020 (Algarve 2020), Francisco Serra, durante a sessão do Conselho de Coordenação Intersetorial (CCI), reunido esta semana em Faro.
Este responsável referiu que, segundo os dados mais recentes do Índice Sintético de Desenvolvimento Regional (ISDR), verifica-se uma evolução favorável em todos os índices (global, competitividade, coesão e qualidade ambiental), diminuindo a disparidade face à média nacional, apesar de ser a única região onde todos os valores continuam abaixo daquela média. Pela positiva, destaca-se o índice de qualidade ambiental com 98,65% da média, enquanto o índice de competitividade fica-se por 93,6%.
No que diz respeito ao Programa Operacional Regional, o gestor do Algarve 2020 informou os representantes dos vários ministérios e dos municípios que integram aquele órgão de coordenação que até ao dia 30 de Novembro já tinham sido abertos 164 concursos e aprovadas 524 operações, traduzindo-se numa taxa de compromisso de 43,63% (117 milhões de euros de FEDER e 22 milhões de euros de FSE), valores superiores ao quadro comunitário anterior em período homólogo.
Relativamente à execução, a taxa cifrava-se nos 9,45%, representando um custo elegível de 41,1 milhões de euros de pagamentos já concretizados aos promotores (23,3 milhões de euros de FEDER e 6,8 milhões de euros de FSE). De acordo com os resultados provisórios das Contas Regionais 2016, recentemente publicadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Produto Interno Bruto (PIB) do Algarve registou um crescimento real de 2,6% face ao período homólogo, variação superior à média do país (1,5%).
Segundo as estimativas do INE, o PIB nacional passou de 179,8 mil milhões de euros para 185,2 mil milhões de euros em 2016, tendo a economia do Algarve contribuído com 8.323 milhões de euros. Parte significativa deste valor são provenientes das actividades do comércio, transportes, alojamento e restauração, que passaram a representar 40% do Valor Acrescentado Bruto (VAB) regional em 2016 e cujo dinamismo foi determinante para o crescimento real do PIB no Algarve.
Fonte: O Algarve Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário