sexta-feira, 9 de março de 2018

360º- Devem ou não os alunos chumbar? É mais complicado do que parece; e a cimeira histórica de Trump com a Coreia do Norte

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... inesperadamente, Kim Jon-un convidou Donald Trump para uma cimeira nuclear histórica e Trump aceitou. O encontro inédito, sem precedentes, será em maio, não se sabe ainda onde. A iniciativa partiu da Coreia do Norte, que se oferece para discutir a suspensão dos testes de mísseis nucleares e a futura desnuclearização.

O 'sim' norte-americano foi comunicado pelo Conselheiro de Segurança Nacional da Coreia do Sul em plena Casa Branca e antecipado pelo próprio TrumpSeul fala mesmo num evento "quase milagre", segundo a CNN. Já o New York Times questiona se o presidente vai conseguir aproveitar a oportunidade para fazer o que ainda ninguém fez e o Washington Post analisa os desafios diplomáticos por detrás desta cimeira que são, para o Wall Street Journal, uma vitoria da diplomacia sul-coreana. Contudo, o Finantial Times escreve que ainda é cedo para dizer se estamos perante um avanço ou um erro.

Esta reviravolta na tensão EUA-Coreia do Norte acontece no momento que Donald Trump já "assinou os papéis" que vão desencadear uma guerra comercial mundial: a lei que impõe taxas às importações de aço (25%) e alumínio (10%) entra em vigor daqui a 15 dias, mas deixa de fora os "vizinhos" México e Canadá. O New York Times garante que os efeitos não são os que o presidente americano anuncia, com Paul Krugman a fazer críticas violentas à decisão. O Wall Street Journalfala de uma escalada que pode acabar mal.
 
PS e PSD chegaram ao seu primeiro entendimento: taxar a Uber até 2% dos ganhosOs sociais-democratas queriam 5% mas cederam, os socialistas aceitaram. Já a contingentação, defendida por PCP e Bloco de Esquerda, e uma bandeira dos taxistas, nem esteve em cima da mesa nas negociações.

O Infarmed suspendeu os medicamentos com paracetamol de libertação prolongada. A avaliação de segurança concluiu que trazem mais riscos do que benefícios. Em causa, no mercado português, estão os medicamentos Panadol Prolong 665 mg, Diliband Retard 75 mg + 650 mg, Tramadol+Paracetamol KrKa 75mg + 650mg e Tramadol+Paracetamol Verum Pharma LP 75mg + 650 mg. 

Na Liga Europa, o Sporting venceu os checos do Viktoria Plzen na primeira mão dos oitavos de final com um bis de Freddy Montero. Desde maio de 2015 que Montero não marcava dois golos. Por isso, na crónica, o Tiago Palma fala do regresso do "avioncito", mas diz que o verdadeiro "Airbus A380" é Bruno Fernandes. No final, houve ainda uma confissão de Coentrão: quer acabar a carreira em Alvalade. Já Jesus, reivindicou ter inventado o bloqueio das bolas paradas há 25 anos.

A segunda parte do Estoril-FC Porto continua a dar que falar. O clube portista enviou para o DIAP uma exposição com 15 documentos para se defender no processo sobre suspeitas ao resultado da segunda parte do jogo com o Estoril. Entretanto, houve uma nova denúncia anónima, que inclui um vídeo em que o avançado Kléber mostra um molho de notas: o jogador vai fazer queixa contra desconhecidos.




Outra informação importante 

Pedro Dias foi condenado à pena máxima de 25 anos de prisão por cúmulo jurídico. Mas a soma das penas parcelares pelos quatro homicídios atingiu os 104 anos e as indemnizações são superiores a 400 mil euros (que ele não tem bens para pagar). Os seus advogados vão recorrer e estranharam a “pena mais branda” pela morte do militar da GNR do que pela dos civis. A Rita Porto seguiu tudo o que se passou no tribunal.

Porque é que só há penas máximas de 25 anos em Portugal? A Cátia Bruno conta a história deste cúmulo jurídico, desde quando existe e que diferenças tem em relação a outros países. Porque isso implica que Pedro Dias deva ser libertado dentro de 19 anos.

No caso e-toupeira instalou-se uma grande dúvida: porque ficou preso José Silva, o funcionário judicial que forneceria as informações dos processos, e foi libertado Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do Benfica? O Luís Rosa explica as razões desta diferença de critérios e ainda conta os pormenores de como a 'toupeira' tinha acesso aos processos em segredo de justiça. A PGR fez entretanto questão de esclarecer que a magistrada a quem foi roubada a password nunca foi suspeita neste caso. O JN acrescenta hoje que há mais dois funcionários judiciais sob investigação.

A necessidade de obras urgentes na Ponte 25 de Abril criou uma verdadeira novela ao longo dia de ontem. Na véspera da revista Visão revelar um relatório do Laboratório de Engenharia Civil sobre os riscos na estrutura, o Governo anunciou obras de 18 milhões durante dois anos, mas dizendo que já estavam previstas desde 2016 e que eram comuns. Só que o LNEC veio confirmar a urgência da intervenção e as Finanças tiveram de corrigir a informação: afinal as verbas foram mesmo aprovadas esta semana, após os alertas recebidos. E há mais um problema: se as obras afetarem a travessia, o Bloco exige a suspensão das portagens. Já Marcelo não quer alarmismos.

Em véspera de congresso do CDS, tempo de recordar o que aconteceu no congresso passado. Foi o que fez a Rita Dinis: relembrar a reunião de 2016 em que Portas chorou e passou a pasta a um "par de mãos seguras". Com uma ironia: Teresa Leal Coelho assistiu na primeira fila à entronização de Assunção Cristas. Cristas que ontem vestiu o papel de pivô e anunciou uma TV para o CDS se afirmar como partido "moderno" e "do futuro".

Um grupo judaico pediu uma "acção disciplinar" contra Ana Gomes no Parlamento Europeu. A eurodeputada é acusada de apoiar ativistas "anti-semitas" em Bruxelas. Ela rejeita e diz-se alvo de uma "campanha difamatória".

No PSD, correu (bastante) mal a primeira reunião de Rui Rio com a sua bancada parlamentar“Costa vai andar a gozar connosco”, atirou-lhe Luís Montenegro. "Não notei a convulsãozita", responderia Rio no final. Segundo destaca o Público, a prioridade do líder do PSD é uma revisão constitucional para uma grande reforma da Justiça.

Mas os ataques a Rio vêm também de fora. A nova bastonária da Ordem dos Contabilistas critica a falta de assiduidade do líder social-democrata, que é vice-presidente da mesa da Ordem, e o seu salário, e propõe um corte de 30% nos vencimentos.

Quem também continua a ser atacado é Passos, por ter sido convidado para professor catedrático de um mestrado no ISCSP (onde há mais cinco professores na mesma condição). Os alunos fizeram uma abaixo-assinado contra a contratação que consideram "uma afronta à meritocracia".

As televisões decidiram suspender a campanha anti-açúcar do Governo. Tudo porque três dias depois de estar no ar, receberam queixas de anunciantes irritados e correram a retirar o vídeo. Agora repuseram-no depois de serem feitas alterações.

A Proteção Civil está há três meses sem diretor de meios aéreos. Segundo a TSF, o diretor demitiu-se em dezembro, pouco antes de o concurso para alugar meios aéreos para 2018 ter falhado e de saber que todos os Kamov estão parados

Ainda antes de saber que Trump ia mesmo avançar com os impostos sobre as importações de aço e alumínio, Mário Draghi criticou o presidente norte-americano. E o BCE deixou de prometer que pode aumentar compras de dívidaÉ uma simples (mas significativa) alteração na política monetária.

Centenas de milhares de espanholas desfilaram ontem por todo o país numa mobilização que é considerada histórica pelos jornaisAs marchas e as greves em 120 cidades de Espanha contra a desigualdade, a discriminação e o assédio repetiram-se um pouco por todo o mundo no Dia da Mulher.

Mas Espanha está também enredada num novo caso de desaparecimento de uma criançaHá dez dias que ninguém sabe de Gabriel, de oito anos, apesar de um suspeito ter sido detido e de ter sido encontrada uma pista




Os nossos especiais

“Chumbar é facilitar” e, como tal, deveria haver menos reprovações?  Ou a reprovação é um sinal de qualidade e exigência do sistema educativo? Devem ou não chumbar alunos? A discussão é antiga e a resposta é mais complicada do que parece. O Alexandre-Homem Cristo escolheu o tema para mais um Ensaio do Observador.




A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre o CDS, "o único partido não-socialista": "Ao fim de quarenta anos, o CDS tem uma segunda oportunidade de ser o único partido não-socialista em Portugal. Vai agora ser a alternativa que da primeira vez não conseguiu ser?".
  • João Cândido da Silva escreve sobre "os insólitos casos de Robert Laing e Mário Centeno": "Pedro Passos Coelho, Vítor Gaspar e Maria Luis Albuquerque acabam de ganhar um apoiante inesperado. Chama-se Mário Centeno, na versão de presidente do Eurogrupo".
  • Manuel Villaverde Cabral escreve sobre Itália e a União Europeia: "Na Grécia a força material da UE continuou a ser suficiente para absorver os movimentos centrífugos da esquerda populista, e em Itália o peso da moeda única prevalecerá sobre os ímpetos soberanistas".
  • Diana Soller e Madalena Meyer Resende escrevem sobre a crise alemã e as que se seguem: "Durante os últimos anos, os partidos do centro alemão parecem ter estado muito mais preocupados em fazer o que os eleitores querem do que dizer aos eleitores ao que vêm. Neste processo perderam a alma".



Notícias surpreendentes

A Moda Lisboa começa hoje e há um estreante a que vale a pena estar atentoNove coleções e um desfile em Londres depois, Gonçalo Peixoto conta como construiu uma marca de bússola na mão, como se fosse um diário de viagem.

Desde Janeiro que todos os relógios da Europa estão atrasados seis minutosE não vale a pena acertá-los: continuarão a atrasar. A culpa é de um desacordo entre a Sérvia e o Kosovo e afecta 25 países. Ora veja porquê.

Uma floresta tropical ficou debaixo de água por causa das cheias no Brasil. É um fenómeno raro que só ocorreu três vezes desde 2002: as imagens do vídeo filmado por mergulhadores são magníficas.

Por cá o fim de semana vai trazer também inundações, cheias, gelotrovoadas e ondas gigantes, pelo que o melhor é ficar por casa a ler o Observador. Passe o trocadilho fácil, vamos inundá-lo de informação, com a cobertura completa do congresso do CDS, sem esquecer toda a restante atualidade

Bom fim de semana
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário