domingo, 4 de março de 2018

Comboio intercidades descarrila na linha da Beira Alta sem fazer feridos

Um comboio intercidades que fazia a ligação de Guarda para Lisboa, com 71 passageiros e três elementos da tripulação a bordo, descarrilou hoje em Mortágua, não havendo para já feridos a registar, segundo informação da proteção civil e da empresa CP.

O descarrilamento na linha da Beira Alta aconteceu pelas 08:40 (hora de Lisboa) à entrada do túnel do Coval, em Mortágua, já depois da paragem em Santa Comba Dão, segundo as mesmas fontes.
A bordo seguiam 71 passageiros e três pessoas da tripulação, não havendo feridos, disse fonte oficial da CP - Comboios de Portugal
Inicialmente, a empresa referiu 87 passageiros e dois membros da tripulação, mas, entretanto, corrigiu esses números.
O descarrilamento foi da locomotiva e das duas primeiras carruagens e o comboio não está tombado, disse a empresa.
Os passageiros já estão a ser retirados do comboio, estando a CP a avaliar como será feito o transporte para Lisboa.
A linha da Beira Alta está cortada e não há previsões de quando voltará a estar operacional.
De momento está a ser enviado para o local um comboio-socorro para “fazer o encarrilamento do comboio” descarrilado, disse à Lusa fonte oficial da Infraestruturas de Portugal.
Depois disso, terá ainda de se proceder a reparações de “eventuais danos na linha”, antes de esta voltar a estar completamente operacional.
Quanto ao que provocou o descarrilamento, a CP indicou que o comboio “embateu numa barreira na linha”.
Já fonte da proteção civil apontou que terá sido provocado por “queda de detritos na via”.
Um deslizamento de terras devido à chuva dos últimos dias foi a causa do descarrilamento de um comboio intercidades na Linha da Beira Alta, próximo de Mortágua, disse hoje o presidente da Câmara.
Júlio Norte confirmou à agência Lusa que o acidente não provocou feridos e verificou-se já em território do vizinho concelho de Santa Comba Dão, mas “no limite dos dois concelhos”.
“O acidente não teve a ver com as obras” em curso nalguns troços da Linha da Beira Alta, acrescentou, frisando que, na sequência dos incêndios de 15 outubro de 2017, os taludes da linha e as encostas na zona estão desprovidos de vegetação, o que “tende a provocar deslizamentos” que arrastam terra, pedras e troncos.
O sábado “foi um dia em que choveu bastante”, realçou o autarca.
Júlio Norte disse que “a situação está perfeitamente controlada” e que os passageiros saíram sem problemas do comboio acidentado, estando a CP a providenciar o transbordo para autocarros.
No passado dia 21 de fevereiro, a circulação da Linha da Beira Alta esteve interrompida, entre Nelas e Mangualde, no distrito de Viseu, devido ao descarrilamento de um vagão de um comboio de mercadorias. Na altura, o acidente não causou feridos, apenas danos materiais.
A Linha da Beira Alta liga Pampilhosa, Mealhada, a Vilar Formoso, Almeida, já na fronteira com Espanha.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário