terça-feira, 13 de março de 2018

Exposição da Fundação de Serralves em Torres Vedras

No âmbito da iniciativa “Coleção Serralves em Torres Vedras”, a Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras acolhe entre os dias 14 de março e 17 de junho a exposição “A minha casa é a tua casa”.
De referir que “o título desta exposição corresponde à expressão com que asseguramos a alguém que a nossa hospitalidade é sincera; também institui a casa enquanto centro de uma relação entre duas ou mais pessoas - dialética que pode sintetizar a dinâmica entre artista e espetadores: as casas imaginadas por artistas serão temporariamente a nossa casa. 
É, de facto, muito considerável a quantidade de artistas para quem a casa é tema e pretexto. Os artistas e as obras presentes nesta exposição colocam o doméstico e o quotidiano no centro das suas preocupações, propondo diferentes interpretações daquilo que se entende por casa.
Independentemente do ângulo adotado, a casa parece sempre encetar um jogo subtil entre o privado e o público. Talvez por isso alguns dos artistas presentes em "A minha casa é a tua casa” sublinhem a relação da casa com a rua e com a cidade, dedicando-se a pensar questões eminentemente urbanísticas.
Aos ideais utópicos e de libertação do homem que estiveram na base da arquitetura e do urbanismo modernistas, estes artistas contrapõem modelos vernaculares de ampliação de casas (as marquises) ou um território desordenado em que se mesclam organismos urbanos e rurais, outrora coerentes e estanques. 
As casas destes artistas são a nossa casa”.
Em “A minha casa é a tua casa” estão patentes trabalhos dos seguintes artistas: Helena Almeida, Christian Boltanski, Filipa César, Pedro Cabrita Reis, Gil Heitor Cortesão, Tony Cragg, Hans-Peter Feldmann, Ângela Ferreira, Fernanda Fragateiro, Gordon Matta-Clark, Juan Muñoz, Bruce Nauman, Luís Palma, Pipilotti Rist, Martha Rosler, Edward Ruscha e Ana Vieira.
A inauguração desta exposição na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras realiza-se no dia 14 de março, pelas 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário