terça-feira, 13 de março de 2018

IEFP ENTREGA PRÉMIO NACIONAL DO ARTESANATO


Dia 15 de março, vai realizar-se a cerimónia de entrega do Prémio Nacional do Artesanato, promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. O evento decorrerá no Museu de Arte Popular, com início às 16 horas, e contará com a presença do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.

Desde há muito que o IEFP tem um papel e atribuições muito relevantes na implementação de políticas públicas de apoio ao Artesanato, tendo em a sua recuperação e enriquecimento, a renovação e divulgação de saberes, a promoção de competências e criação de emprego, o apoio à promoção e comercialização e ao desenvolvimento do movimento associativo.

Assim, com o objetivo de incentivar e promover ainda mais a produção artesanal no nosso país, o IEFP retomou em 2017 o Prémio Nacional do Artesanato, depois de um interregno de quatro anos, estando agora enquadrado no Programa de Promoção das Artes e Ofícios, criado em 2015, e prevista a sua realização de dois em dois anos.

Para além de um conjunto diversificado de entidades públicas e privadas com responsabilidades na dinamização do setor, e que participaram na apreciação e seleção das candidaturas, esta edição do Prémio incluiu uma votação do público, através da Internet, tendo em vista um maior envolvimento da comunidade.

Enquanto as anteriores edições do Prémio, desde final dos anos 80, assentaram na habitual distinção entre artesanato tradicional e artesanato de matriz contemporânea, o Prémio Nacional do Artesanato 2017 visou uma maior diversidade e abrangência, mantendo-se um papel central dos artesãos, mas contemplando, também, o reconhecimento de outras abordagens na promoção das artes e ofícios.
Assim, o Prémio contemplou as seguintes seis categorias:


À presente edição de 2017 concorreram 117 candidatos, dos quais 28 foram apurados para a final. Com exceção da Prémio Promoção para Entidades Públicas, todas as outras distinções têm associado um valor pecuniário.

Aos interessados, o IEFP disponibilizará mais informação sobre o prémio e candidatos distinguidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário