terça-feira, 13 de março de 2018

Comunidade Cigana de Pombal entrega cabazes a 20 famílias carenciadas

Resultado de imagem para Comunidade Cigana de Pombal entrega cabazes a 20 famílias carenciadas
Um grupo de famílias de etnia cigana vai entregar 20 cabazes com produtos alimentares a 20 famílias carenciadas do concelho, numa ação designada de Cabazes “Aceita, Inclui”, que nasceu no âmbito do programa K’Escolhas do Projeto 3I’s.E6G, que em Dezembro de 2017 reuniu em Pombal representantes da Comunidade Cigana.
O primeiro cabaz foi entregue esta segunda-feira por um grupo de Mediadores do projeto, que têm como função a definição conjunta de medidas de integração e apoio às crianças e jovens ciganos.
A recolha de alimentos decorreu em parceria com a Igreja Evangélica Filadélfia de Pombal, e o resultado foi agora distribuído por famílias carenciadas, que não pertencem à Comunidade Cigana, e que se encontram em situação de vulnerabilidade sócio-económica.
O Programa 3I´S.E6G (Intervir, Integrar e Incluir) pretende promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, e resulta de uma parceria entre o Município de Pombal, a ADILPOM, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, o Agrupamento de Escolas de Pombal e o Agrupamento de Escolas Gualdim Pais.
Um dos objetivos deste programa passa pela promoção da consciencialização para a participação cívica ativa dos membros da Comunidade Cigana de Pombal – objetivo este que tem já resultados expressivos no que toca à envolvência demonstrada pelos seus membros.
É também no âmbito deste programa que têm vindo a ser realizadas um conjunto de ações, que visam a mitigação de problemas socioeconómicos, como o aumento do absentismo, do abandono escolar; de comportamentos desviantes e da descriminação e exclusão social que, direta e indiretamente, possam perpetuar ciclos de pobreza consolidados na baixa escolaridade, no desemprego e na dependência institucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário