terça-feira, 13 de março de 2018

OBRAS DA COLEÇÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE SERRALVES APRESENTADAS EM TORRES VEDRAS

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves leva à cidade de Torres Vedras a exposição “A Minha Casa É a Tua Casa: Imagens do Doméstico e do Urbano na Coleção de Serralves”. Produzida em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, a mostra é inaugurada no próximo dia 14 de março, quarta-feira, às 21h00, na Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras. A inauguração conta com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, da Presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, e do Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Manuel Antunes Bernardes.
A mostra, que fica patente até 17 de junho, faz parte do intenso programa de exposições itinerantes que a Fundação de Serralves desenvolve e que tem como grande objetivo tornar a Coleção de arte contemporânea de Serralves acessível para além das portas do Museu, permitindo assim o alargamento da rede de acesso das populações à arte e à cultura.
O título desta exposição corresponde à expressão com que asseguramos a alguém que a nossa hospitalidade é sincera: “A Minha Casa é a Tua Casa”; também institui a casa enquanto centro de uma relação entre duas ou mais pessoas, que pode sintetizar a dinâmica entre artista e espectadores: as casas imaginadas por artistas serão temporariamente nossas.
São muitos os artistas para quem a casa é tema e pretexto. As obras e artistas presentes nesta exposição colocam o doméstico e o quotidiano no centro das suas preocupações e propõem diferentes interpretações daquilo que se entende por casa. Para alguns, como Patrícia Garrido e Pedro Cabrita Reis, ela é abrigo, lugar protetor de espera, evocador de estados e sentimentos como a solidão e a melancolia; para outros, casos de Ana Vieira, Juan Muñoz, Bruce Nauman e Gil Heitor Cortesão, ela é o local ideal para, através de um escalpelo analítico, identificar e falar de neuroses, de repressões; para outros ainda – Martha Rosler é exemplo paradigmático – a casa, mais concretamente a cozinha, é símbolo da condição feminina e portanto cenário e objeto das mais ferozes críticas ao papel tradicional da mulher.
Independentemente do ângulo adotado, a casa parece ser sempre palco de um jogo subtil entre o privado e o público. Talvez por isso alguns dos artistas presentes em "A Minha Casa é a Tua Casa” sublinhem a relação da casa com a rua e com a cidade, dedicando-se a pensar questões urbanísticas – casos de Ângela Ferreira, Gordon Matta-Clark e Luís Palma.

Artistas na exposição:
Fernando Brito, Pedro Cabrita Reis, Gil Heitor Cortesão, Tony Cragg, Ângela Ferreira, Fernanda Fragateiro, Patrícia Garrido, Gordon Matta-Clark, Juan Muñoz, Bruce Nauman, Luís Palma, Martha Rosler, Ana Vieira, Christopher Williams

Imagens de algumas das obras que integram a exposição podem ser descarregadas aqui: https://we.tl/jQ5jdMSHzp

Local da exposição:
Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras
Praça do Município

Horário
Segunda a sábado: 09h30-19h00
Domingo: 10h00-13h00|14h00-18h00
Informação sempre atualizada em www.cm-tvedras.pt

Câmara Municipal de Torres Vedras

Nenhum comentário:

Postar um comentário