terça-feira, 13 de março de 2018

PLANOS DE BEM E NÃO DE MAL

João António Pagliosa
Muitos não compreendem porque acontecem tantas coisas ruins em suas vidas, porque tantos planos fracassam. Parece que para alguns, viver é um rosário de lágrimas e tragédias, e ele se angustiam, e se deprimem, e se maldizem, e não se consolam quando ouvem aconselhamentos para não desistir, para continuar firmes, porque Deus nos ama incondicional e imensamente. 
Como assim Deus me ama, se estou sofrendo tanto? Minha vida está tão difícil... Acho que Deus se esqueceu de mim...
No livro de Jeremias, no capítulo 29, o profeta nos fala de uma carta endereçada aos judeus que foram levados como cativos para a Babilônia, pelo exército do rei Nabucodonosor.
Aquele povo foi tirado da cidade de Jerusalém onde vivia tranquilamente, porém este povo frequentemente se afastava de Deus, e esquecia a aliança que tinha com o Senhor.
Os versículos 10 a 14, dizem: "Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar. Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo vosso coração."
Prezado leitor, o agir de Deus é invisível aos nossos olhos, e sempre damos muito foco nas coisas ruins que nos acontecem. Paralelamente, olvidamos ou damos pouca importância as cosas boas que nos sucedem, e por isso muitos se sentem exaustos e sobrecarregados.
Que bom! São as pessoas cansadas e sobrecarregadas que Deus quer trazer para si... Ele quer aliviar nossos fardos... Assim, nunca desista de suas lutas. Não volte para o final da fila para receber sua graça, pois são as dúvidas que martelam nossa mente e a incredulidade que nos remetem ao final da fila. Até o momento em que decidimos encarar um novo processo de acreditar com muita fé nos planos de Deus. A fé muda todos os cenários!
E coisas ruins acontecem à revelia de nossa vontade. Mas, isso é plano de Deus para nossas vidas... e se você visualizar isso por esse prisma, as coisas acontecerão e se resolverão de modo mais fácil.
Entenda que Deus não tem prazer em nos fazer sofrer, e Ele sempre está arquitetando algo melhor para nós, porém, nós não enxergamos o que Ele está preparando. 
O que sei é que precisamos permanecer na dependência do Senhor, uma vez que a força de nosso braço é insuficiente.
Ouvi uma historinha de uma família que tirava seu sustento de uma única vaquinha que eles cuidavam muito bem. O leite fornecido diariamente pela vaquinha, supria as coisas básicas que aquela família precisava para seu sustento. A vaquinha tinha nome esquisito e se chamava zona de conforto...
Mas, um dia, a vaquinha morreu. E, a família se desesperou... O que fazer, a partir de agora? A família demorou alguns dias para compreender o agir de Deus na vida deles, para entender que precisavam viver sem a zona de conforto...
Não podemos nos acomodar com o que temos... Com o emprego que nos rende tão pouco e não nos satisfaz... Com situações que nos incomodam... Com pessoas que não se importam com o que estamos vivendo... Precisamos sair de nossa zona de conforto porque permanecer nela será nossa ruína, e os planos de Deus são muito melhores do que esperamos.
Mesmo que você seja muito rico, para manter sua saúde física e financeira, você precisa continuar trabalhando porque a vida é como andar de bicicleta, isto é, nós apenas nos manteremos equilibrados se estivermos em movimento.
E quando saímos de nosso zona de conforto e decidimos trilhar novos caminhos e enfrentar novos desafios, precisamos ser criativos, acreditar em nosso potencial, trabalhar com afinco e sobretudo, confiar no Senhor! Consagre tudo o que você faz, a Deus! Ele é merecedor!
E só por meio de provas conheceremos as nossas debilidades e conheceremos as nossas forças. Também, só por meio de provas nós conheceremos a fidelidade do Senhor.
Portanto, se trabalharmos com entusiasmo e se estivermos aliançados com Deus, tudo que fizermos irá dar certo, e a vitória virá porque Deus não abandona aliados.
O próprio Senhor Jesus nos disse que passaremos por provas. Provas são necessárias porque moldam nosso caráter, porque aprimoram nossa intimidade com Deus, porque nos tornam fortes, e nos tornam pessoas melhores.
O povo judeu citado nos versículos de Jeremias sofreu muito. Sofreram porque distanciaram-se de Deus. Quem não busca a Deus, inevitavelmente sofre! Qualquer um de nós sofrerá quando se afastar de Deus, por isso entendo que devemos perder menos tempo com as redes sociais da Internet e dedicar mais tempo a Deus. Saia de sua zona de conforto e comece a fazer coisas que você não gosta de fazer... Elimine seu ócio!
Não desista da vida e não desista de seus sonhos por causa de uma tempestade que o atingiu. Deus sempre tem o controle de tudo, sobre todas as coisas do universo, e Ele sabe muito bem o que faz e porque faz.
Em Romanos 8:28, lemos; "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."
Os hebreus Sadraque, Mesaque e Abede-Nego eram fiéis a Deus o tempo todo e só se prostravam perante o SENHOR. Eles não se intimidaram e desobedeceram a ordem de Nabucodonosor, de se prostrarem diante de ídolos babilônicos e por isso foram lançados na fornalha, por ordem do rei irado.
Mas, os três hebreus fiéis ao Senhor saíram totalmente ilesos da fornalha... No livro de Daniel, capítulo 13, versículos 12 a 30 você comprovará a fidelidade de Deus. Todos viram que havia quatro homens caminhando tranquilamente entre as enormes chamas do interior da fornalha... De novo, Deus não abandona aliados!
E após estes acontecimentos, o rei Nabucodonosor fez prosperar a Sadaque, Mesaque e Abede-Nego na província da Babilônia.
Em Gênesis 50:20, lemos: "Vós, na verdade, intentaste o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer,como vedes agora, que se conserve muita gente em vida."
A Bíblia está nos dizendo que Deus transforma o mal em bem, em nossas vidas!
Em Hebreus, capítulo 12, lemos que seremos salvos se imitarmos o exemplo de Jesus Cristo, o qual foi perseverante em meio as provações. As provações, querido leitor, revelam o amor de pai de Deus para conosco. Ora, se compreendermos isso, louvaremos a Deus, sempre. Não importam as circunstâncias.
Para compreender melhor a bondade e a fidelidade de Deus, leia 1 Coríntios 3 : 10 a 17, e também o livro de Êxodo, todo o capítulo 3.
Deus é fantástico... Deus é maravilhoso e opera milagres em nossas vidas... Então, permaneça sempre em paz! Descanse nos braços do Senhor!


Curitiba, 13 de março e 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário