sexta-feira, 27 de abril de 2018

Inauguração do Parque Alzira Cláudio marca comemorações do 25 de Abril







As comemorações dos 44 anos do 25 de Abril ficaram marcadas pela inauguração do Parque Alzira Cláudio.
João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto presidiu a cerimónia que se seguiu à formatura pelos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato e Carregal do Sal e pela Delegação da Cruz Vermelha de Oliveira do Conde e ao descerramento da placa de inauguração pelo próprio e pelo Presidente da Edilidade, Rogério Mota Abrantes.
A sessão solene realizou-se no Parque e integrou diversos momentos. 
Após a abertura oficial pelo Presidente da Assembleia Municipal, Jorge Gomes, foram convidados a usar a palavra os representantes das forças políticas dos órgãos municipais, exceção para o representante do CDS/PP, que declinou o convite por convicções pessoais, tendo ficado a intervenção do Partido Socialista a cargo de Paulo Catalino; a do Partido Social Democrata, de Casimiro Loureiro e a do Bloco de Esquerda, de Diego Garcia.
Seguiu-se o momento da responsabilidade do Agrupamento de Escolas que, este ano, foi assegurado pelos alunos mais velhos do ensino pré-escolar do Concelho. Os mais pequenos, ensaiados por Ana Cláudia Campos e coordenados pelas educadoras Natércia Oliveira e Teresa Rebelo, brindaram os presentes com a interpretação de um dos temas mais populares a seguir ao derrube da ditadura do Estado Novo, “Uma gaivota voava, voava”.
Habitual também nas sessões comemorativas oficiais, foi declamada poesia. O historiador e autor de diversas obras em prosa e em verso, Hermínio da Cunha Marques, foi convidado a escrever mais um texto, mas, por imperativos de saúde, não o pôde declamar delegando essa tarefa no vice-presidente da edilidade, José Sousa Batista. Após a leitura de um pequeno texto do autor que enfatizava o lamento por não poder participar na cerimónia, José Sousa Batista declamou então o soneto “Já quarenta e quatro anos são volvidos”.
Rogério Mota Abrantes, presidente da edilidade, foi o orador que se seguiu. O autarca sublinhou que a Câmara Municipal “pretendeu potenciar os valores da Democracia dando protagonismo ao Associativismo, às forças políticas representadas nos órgãos autárquicos do Concelho, aos alunos do nosso Agrupamento de Escolas e aos cidadãos”. Referiu-se depois às restantes iniciativas comemorativas sublinhando a importância da renovação do Parque Alzira Cláudio e das valências que, doravante, estão ao dispor de todos no renovado espaço; ao Mercado de Rua e à Tarde Cultural.
Terminou com a oferta ao Secretário de Estado da Juventude e Desporto de uma peça em madeira elaborada por um artesão concelhio. 
João Paulo Rebelo encerrou a sessão evocativa. O Secretário de Estado parabenizou o Município pelo Parque agora em funcionamento afirmando que se trata da consolidação de um direito proporcionado pelo 25 de Abril de 1974 referindo-se ao direito ao lazer. 
Mencionou as diversas intervenções das forças políticas sobre essa data histórica para sublinhar que efetivamente muito se fez em 44 anos. Assumiu, no entanto, que há ainda muito a fazer mas, como disse o poeta castelhano António Machado, “O caminho faz-se caminhando”.
Terminada a sessão solene, realizou-se a visita ao Parque e ao Mercado de Rua que incluiu a visita ao Núcleo Museológico das Escolas Primárias, excecionalmente aberto naquele dia.
O Mercado de Rua funcionou até cerca das 19h incluindo a exposição/venda de diversos artigos - artesanato, gastronomia, produtos hortícolas, comes e bebes – colocados à disposição pelos mais de 50 expositores e incluiu uma Tarde Cultural garantida pelo grupo Danças e Cantares da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato, pelo Rancho Infantil Cravos e Rosas de Vila Meã, pelo grupo Concertinas “Raízes da Beira” de Oliveira do Hospital e pelo Grupo Folclórico d’Alegria de Vila Meã.
A ADEF CCS e a ARCO associaram-se às celebrações concelhias com a dinamização dos campos de jogos do Parque Alzira Cláudio.

* Mais fotos disponíveis em breve no portal e facebook da Câmara Municipal de Carregal do Sal

Nenhum comentário:

Postar um comentário