terça-feira, 17 de abril de 2018

Museus assinalam Dia dos Monumentos e Sítios


Os museus municipais da Marinha Grande vão celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com atividades que decorrem de 16 a 23 de abril e cuja participação é gratuita.

A Direção-Geral de Património Cultural, em colaboração com o ICOMOS Portugal - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, promove esta efeméride com a finalidade de impulsionar o diálogo intergeracional enquanto ferramenta de conhecimento, de desenvolvimento e de diversidade. 

Pretende-se salvaguardar a herança cultural para “reforçar laços identitários, fomentar o diálogo entre a tradição e o progresso, assumir os valores da memória como alavancas de futuro, estimular a transferência intergeracional de conhecimentos e reforçar a partilha de informação, sensibilizando os mais novos, aprendendo com os mais velhos, impulsionando a comunicação entre gerações, para conhecer mais, preservar melhor e cimentar a importância da cultura e do património enquanto elementos aglutinadores das comunidades”.

O programa é o seguinte: 

18 de abril: entrada gratuita no Museu do Vidro e Museu Joaquim Correia

20 e 21 de abril: entrada gratuita no Museu do Vidro

16 a 23 de abril: realização da atividade “À conversa com... artistas do vidro”
Deslocação de técnicos do Museu do Vidro às Bibliotecas Escolares do 1.º ciclo do concelho que se inscreveram juntamente com alguns artesãos e mestres de diversas áreas de trabalho do vidro. 
O objetivo é que estimular o diálogo entre as crianças e os mestres e artesãos, promovendo o diálogo entre gerações. Às bibliotecas escolares deslocar-se-ão  artesãos/mestres de diferentes áreas de trabalho e decoração do vidro (lapidação, vidro de maçarico ou vidro soprado), para que forma informal e com uma linguagem simples e acessível, possam dar a conhecer às crianças o seu percurso de vida e trabalho, formas e métodos de trabalho de antigamente e de hoje, como e com quem aprenderam, formas de vida e costumes / tradições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário