domingo, 29 de abril de 2018

Turismo do Centro premeia projeto de parque aventura inovador e teses académicas


Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico e do Concurso de Teses Académicas serão entregues no 5.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”
Resultado de imagem para 5.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”

Já são conhecidos os vencedores do Concurso de Empreendedorismo Turístico e do Concurso de Teses Académicas, promovidos anualmente pela Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal.

O projeto “Eco Sky Park”, apresentado no concurso por Octávio Almeida, foi o grande vencedor da terceira edição do Concurso de Empreendedorismo Turístico / Prémio José Manuel Alves. O projeto, a implementar em Vouzela, é um parque aventura inovador, em que todos os desafios a vencer pelos utilizadores se situam acima do solo, suspensos em árvores. Os níveis de dificuldade são variáveis, permitindo que todos os entusiastas possam visitar e usufruir do parque – incluindo aqueles que se movimentam em cadeiras de rodas e que terão à disposição um circuito de pontes suspensas.

O júri final, composto por especialistas na área do turismo, atribuiu o segundo lugar à ideia “Ground Piece” (“Pedaço de Chão”), proposta por Ana Filipe e David Filipe. Este é um projeto de alojamento que promete aos hóspedes uma experiência de comunhão com a Terra, integrando vertentes de turismo de natureza, valorização do património e colaboração com as entidades locais. O objetivo dos autores é que venha a ser uma referência no turismo em rede e desenvolvimento comunitário.

A terceira melhor ideia de empreendedorismo turístico no concurso intitula-se “Nonna” e foi apresentada por Sidónio Frazão. Trata-se de um projeto de Ecoturismo/Restauração e Hotelaria ecológico e sustentável de apoio ao turismo, em área urbana, centrado no desenvolvimento e promoção da região de Aveiro.

Nesta edição do Concurso de Empreendedorismo Turístico / Prémio José Manuel Alves foram apresentadas 53 candidaturas.

Paralelamente, já são também conhecidos os vencedores do Concurso de Teses Académicas, ao qual concorreram 16 candidaturas, nas suas duas vertentes: Tese de Doutoramento e Tese de Mestrado.

A Tese de Doutoramento premiada pertence a José Luís Pimentel Lavrador e tem como tema “A Mesa entre os Homens - Comensalidade e Gastronomia nos Textos Bíblicos - Um Discurso para os Nossos Tempos". A partir de uma teorização sobre o ato de comer e a refeição, o estudo analisa a comensalidade real e simbólica nos textos literários bíblicos e apresenta a mesa comum de inspiração bíblica enquanto experiência de gastronomia. Esta mesa pode ser fruída no âmbito do novo turismo.

Nas teses de mestrado, o júri distinguiu a tese de Liliana Catarina Cruz Saraiva, intitulada "O Turismo Acessível e as Empresas de Animação Turística em Portugal Continental”. A dissertação analisa a capacidade de adaptação das empresas de animação turística às necessidades do mercado de turismo acessível.

Os prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico e do Concurso de Teses Académicas
serão entregues no “Vê Portugal” - 5.º Fórum de Turismo Interno, que se realiza nos dias 7 e 8 de maio, na Guarda.
Concurso de Empreendedorismo Turístico e o Concurso de Teses Académicas

O Concurso de Empreendedorismo Turístico / Prémio José Manuel Alves destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal, sendo atribuído ao vencedor o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal.

O Concurso de Teses Académicas tem o objetivo de valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário