quinta-feira, 17 de maio de 2018

360º - Do encontro na Vasco da Gama ao esvaziar dos cacifos: os detalhes do terror em Alcochete. Bruno de Carvalho processa Ferro e critica Marcelo

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Um encontro na ponte Vasco da Gama, dezenas de tochas, pânico no balneário e os jogadores a esvaziarem os cacifos, para o caso de não quererem voltar à Academia do Sporting. O Bruno Roseiro conta, ao detalhe, o filme de terror em Alcochete.
 
Vários acusados de terem participado na agressão foram levados para o Tribunal do Barreiro (as fotos da entrada estão aqui) e foram ouvidos por um juiz. Estão indiciados por inúmeros crimes, incluindo o de terrorismo.
 
No Sporting, há outro crime a ser investigado: o de corrupção no andebol e no futebol. Nesse processo, existem quatro detidos, incluindo o team manager André Geraldes.

O que revelam as mensagens trocadas entre os supostos participantes no esquema e que alargam as suspeitas de corrupção ao futebol? Leia as transcrições aqui. E, depois, veja aqui as imagens dos jogos sob suspeita.

Ontem à noite aumentou a pressão sobre Bruno de Carvalho. Rogério Alves e José Maria Ricciardi deram entrevistas às televisões a dizer que o tempo do ainda presidente do Sporting chegou ao fim. Temos a descodificação das seis frases-chave de Rogério Alves e das oito frases-chave de Ricciardi.

Paulo Futre também criticou o presidente do Sporting. A expressão usada é esta: “Bruno de Carvalho? É impossível defendê-lo”.

Por fim, há os políticosAntónio Costa disse que os atos de "selvajaria" não podem ficar impunes; Ferro Rodrigues, falando na Assembleia da República, pediu "medidas sérias doa a quem doer"; e Marcelo Rebelo de Sousa descreveu-se como estando "vexado".
 
Um dos problemas do Presidente da República é este: na final da Taça, no domingo, não se quer sentar ao lado de Bruno de Carvalho. Se não fica na tribuna de honra, para onde pode ir o presidente do Sporting durante o jogo?

Hoje, Bruno de Carvalho já contra-atacou: num comunicado, anunciou que vai processar  Ferro Rodrigues, José Maria Ricciardi e Rogério Alves, criticou Marcelo Rebelo de Sousa por ter deixado “instalar a dúvida” sobre as suas possíveis responsabilidades no ataque e avisou que não se demite. No Observador, estamos a seguir ao minuto mais um dia de crise no Sporting.


Mais informação importante
O Governo está a prometer medidas contra a violência no desporto há mais de um ano — mas ainda não aconteceu nada. A proposta de lei sobre o assunto está a ser finalizada, explica o Público.

A votação sobre a legalização da eutanásia, marcada para o próximo dia 29 de maio, vai ser feita de forma nominal, com os deputados a serem contados um a um. Foi um pedido do CDS, para evitar a votação por grupo parlamentar.

O Governo vai lançar um programa de alojamento para estudantes com preços acessíveis. As instituições de ensino superior públicas e as autarquias poderão recorrer a um fundo de reabilitação de edifícios. O plano é apresentado hoje.

O furo ao largo da costa, em Aljezur, para pesquisar petróleo pode avançar sem um estudo de impacto ambiental. Segundo o ministro Augusto Santos Silva, se houver petróleo será preciso decidir se queremos mesmo explorar esse recurso. Para já, não há mais licenças.

“Continuamos a apreciar uma boa fogueira no Rossio”.O deputado do PS Sérgio Sousa Pinto comentou assim o caso Sócrates numa entrevista à Renascença e ao Público. Sobre o futuro do partido, diz que "o lugar do PS não é capitanear frentismos de esquerda".

Há mulheres da GNR que levam os filhos para os postospor não terem onde os deixar quando entram nos primeiros turnos da manhã. A notícia é do JN.

A crise já passou? É melhor não sermos excessivamente optimistas. O Nobel da Economia Jean Tirole esteve em Portugal e avisou, em entrevista ao Edgar Caetano: “Não há assim tanta coisa que tenha mudado na Europa”

Rex Tillerson, o secretário de Estado que foi despedido por Donald Trump com um tweet, diz que os EUA enfrentam uma "crescente crise de ética e integridade"— e que as mentiras dos seus líderes ameaçam a democracia. Estará a falar de quem?

Donald Tusk é capaz de fazer uma ideia. O presidente da União Europeia disse que o Presidente Trump é "egoísta" e "caprichoso" e atirou, retórico: "Com amigos destes, quem precisa de inimigos?".

A Universidade de Michigan vai pagar 500 milhões de euros às vítimas dos abusos sexuais de Larry Nassar, o antigo médico da seleção de ginástica dos Estados Unidos. A universidade, onde Nassar tinha a sua base, reconhece ainda a “necessidade de mudança”.

O Atlético de Madrid venceu a Liga Europa pela terceira vez, batendo o Marselha por 3-0. Na crónica do jogo, o Tiago Palma conta como Griezmann foi decisivo com um bis.


Os nossos Especiais
 
Andria Zafirakou é considerada a melhor professora do mundo pelo Global Teacher Prize 2018, uma espécie de Nobel da Educação cuja edição portuguesa teve lugar ontem. Em conversa com Alexandre Homem Cristo, explica como melhorar a Educação e afirma: “Um professor deve estar disponível para aprender com os seus alunos”.


A nossa Opinião

José Manuel Fernandes escreve "O mito fundador que é a desgraça dos palestinianos": "É fácil e popular culpar Israel por todos os massacres. Mais difícil é perceber que nunca haverá paz enquanto os palestinianos forem reféns de uma cultura de vitimização mitificada na sua 'catástrofe'".

Helena Garrido escreve "Uma sorte (na economia) que não dura sempre": "O que foi sorte, o que foi talento na evolução da conjuntura política e económica em Portugal da era António Costa? A resposta pode chegar antes das eleições de 2019".

Paulo Tunhas escreve "A responsabilidade dos políticos": "Os nossos virtuosos políticos, em vez de manterem uma saudável distância que a dignidade da sua função exige, atropelam-se uns aos outros para ver qual mais ostenta o seu particular amor clubístico".

Ricardo Sá Fernandes escreve sobre "o extraordinário desfecho do caso Manuel Vicente": "O combate à corrupção tem implicações económicas mas é uma luta por valores de que não se deve abdicar. Este caso evidencia como tal luta pode soçobrar quando depara com interesses que falam mais alto".


Notícias surpreendentes

Hoje estreia “Nunca Estiveste Aqui”. Eurico de Barros escreve que é um thriller inverosímil, autocondescendente e presunçoso, interpretado por um Joaquin Phoenix sonâmbulo e monossilábico. Dá-lhe duas estrelas.

Há mais dois filmes para ver esta semana: a segunda aventura de Deadpool, o super-herói mutante e cínico; e ” O Segredo da Câmara Escura”, um filme de fantasmas do japonês Kiyoshi Kurosawa.

O casamento real é já no sábado e há cada vez mais para ler:

Estão aí os primeiros dias de sol e praia e não queremos que lhe falte nada. Por isso, escolhemos 90 biquínis e fatos de banho para todos os orçamentos.
 
Já sabe que foi lançado há dias o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário