quinta-feira, 17 de maio de 2018

Sporting Clube de Pyongyang. Já acredita?

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Viva! Estas são as últimas notícias:
Israel lançou um ataque aéreo sobre GazaOs alvos foram várias bases do Hamas, conta o Observador, citando o Times of Israel.
A Cambridge Analytica desencorajou o voto nas presidenciais. Um dos responsáveis pela empresa denunciou à CNN o método usado na campanha americana, destinado a ajudar Trump a vencer a presidência. O voto negro era um dos principais alvos.
A Universidade do Michigan vai indemnizar as vítimas de Larry Nassar. O antigo médico do comité de ginástica dos EUA, também clínico da Universidade, foi condenado pelo abuso sexual de mais de 150 atletas durante duas décadas. A indemnização é de 500 milhões de dólares.
Na final da Liga Europao Atlético usou tradutor para carimbar “tri”. Foi com a eficácia de Griezmann, um deslize de Anguissa e a lesão de Payet que tudo se resolveu.

O que marca o dia

O cerco a Bruno de Carvalho. Começa na justiça, com os desportivos a dar várias pistas sobre as suspeitas que levaram André Geraldes a ser detido, sabendo nós que a investigação alarga-se e pode chegar à cúpula do clube. Mas também é no plano interno, com os órgãos sociais estão dispostos a demitir-se, para pressionar a saída do presidente, os jogadores com base legal para jogar noutros clubes e Jesus a ficar apenas se o presidente sair (diz o Record). Há ainda o plano financeiro, tendo os obrigacionistas perante uma prova difícil no domingo. E, por fim, o plano político, porque depois do que aconteceu em Alcochete, Marcelo pôs o Sporting em julgamento e o Governo prometeu nova lei contra a violência no desporto. Na verdade é uma ameaça tardia, que está a ser prometida há um ano, sem sair da gaveta, mesmo perante a ineficácia da legislação em vigor.
Por tudo isto, a pergunta na ordem do dia é "Como pode cair a direcção de Bruno de Carvalho?". Mas a pergunta também podia ser a do João Miguel Tavares ("Também ninguém viu quem Bruno de Carvalho era?"). Ou a minha, no Editorial de hoje: "Sporting Clube de Pyongyang. Já acredita?"

As outras notícias de que lhe queria falar:
A entrevista muito crítica de Sérgio Sousa Pinto, em que o deputado socialista desafia a ala esquerda do partido, dizendo que “o lugar do PS não é capitanear frentismos de esquerda”. Em que contesta o comportamento da direcção no caso Sócrates (“Continuamos a apreciar uma boa fogueira no Rossio”). E em que condena a festa que Marcelo e Costa fizeram com uma decisão do tribunal sobre Angola: “Só faltava terem dançado apopleticamente”.
Sobre o Superior: só há camas nas residências para 12% dos estudantes deslocados. Agora, o Governo vai reabilitar casas para alojar 50 mil estudantes.
Falando em meios escassos, há mulheres da GNR a levar os filhos para o posto, conta o JN.
E a propósito de polémicas, anote esta: a inspecção abriu processos disciplinares a elementos da Protecção Civil por causa de Pedrógão, mas não diz a quem.
Ao nível das boas notícias, o Fisco vai fazer alertas precoces às empresas sobre a sua situação financeira, anota o Negócios.

Ler mais devagar

1. A Europa pode pouco contra Trump. A agenda oficial da cimeira europeia de Sófia foi submersa pelos acontecimentos internacionais que se sucedem a ritmo vertiginoso. A razão é óbvia e tem um nome: Donald Trump. Porque a forma como olha o mundo choca de frente com a União Europeia. A Teresa de Sousa explica por que vai ser muito difícil a Merkel e Macron lidar com ele. 
2. Já incendiaram a casa à família que dá abraços contra a homofobia. Há cinco anos, a menos de duas semanas do casamento, a casa que Rui Oliveira partilhava com o companheiro, Marco Ribeiro Henrique na Lousã, foi devorada pelas chamas. A investigação foi arquivada, mas ninguém lhes tira da cabeça que foram vítimas de um crime de ódio. Amanhã, eles e outras pessoas vão oferecer abraços em Coimbra, Porto, Lisboa e Funchal - no dia Internacional contra a Homofobia, a Bifobia e a Transfobia. A reportagem é da Ana Cristina Pereira.
3. À terceira edição, a ARCOlisboa já tem a sua feira-satélite. Chama-se JustLX, também chega hoje a Lisboa e é um bom indicador do sucesso da implantação da ARCO, dizem galeristas e curadores. E em Outubro chegará mais uma nova feira à cidade, conta-nos a Isabel Salema. Para já, a paragem na feira de arte contemporânea é obrigatória. Por isto.  
4. As estrelas nasceram pouco tempo depois do Big Bang. Uma investigação com dois dos mais poderosos telescópios do mundo colocou-nos mais perto de saber quando o Universo saiu da escuridão, deixando para trás a “era das trevas”, e foi iluminado pelas primeiras estrelas. A descoberta baseia-se na presença de oxigénio numa galáxia muito distante de nós, conta a Teresa Firmino.

Hoje na agenda 

Por cá, Fernando Santos anuncia os 23 escolhidos para o Mundial da Rússia, mas só às 20h15. Até lá, Marcelo recebe o CDS para falar de Justiça, uma greve dos enfermeiros no Hospital de São João e a abertura da ARCO-Lisboa.
Lá por fora termina a cimeira europeia de Sofia, com seis países dos balcãs sentados à mesa e Donald Trump como "elefante na sala". 
Dia bom! E até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário