domingo, 6 de maio de 2018

Abrantes vai testar a app que combate a solidão


HUGO SÉNECA
02.05.2018 às 19h28

A app My Ximi vai começar a ser testada com um grupo de 30 idosos. Além de dados de saúde, a aplicação apresenta desafios para quem precisa de ajuda ou apenas… companhia brantes está em vias de se tornar, provavelmente, no primeiro município português a disponibilizar uma app que tem por objetivo combater a solidão entre os idosos. Entre junho e julho, a app My Ximi deverá começar a ser testada junto de 30 utilizadores de idade mais avançada e cuidadores de saúde. Além de apresentar desafios relacionados com atividades em grupo ou no exterior, a aplicação desenvolvida pela Compta pode ser usada para a transmissão de dados por telemetria, que permitem receber informação sobre o peso, o oxigénio no sangue, a tensão arterial ou outros indicadores que permitem monitorizar a saúde de um ou mais utilizadores.

Atualmente, os técnicos da Compta estão a dar formação aos 30 pioneiros do serviço e também a cerca de uma dezena de profissionais do Município de Abrantes que prestam apoio a idosos. Os mentores da nova app acreditam que as tecnologias que, historicamente, costumam ser associadas ao sedentarismo ou às amizades virtuais possam ajudar determinados segmentos a procurar companhia ou apoio no exterior. «As pessoas que se encontram sozinhas caracterizam-se por serem as últimas que pedem ajuda; têm maior dificuldade em admitir que precisam de ajuda; e são as que se esquecem mais depressa de elas próprias», explica Luís Curvelo, diretor de Marketing e Inovação da Compta e principal mentor da nova app.

A My Ximi começou a ganhar forma na primeira edição da Hack for Good, que a Fundação Calouste Gulbenkian levou a cabo em 2016. Durante a maratona de programação de dois dias, uma equipa de cinco profissionais da Compta deu a conhecer o primeiro esboço de uma aplicação que tem como principal objetivo erradicar a solidão. O primeiro prémio da hackathon de objetivos sociais e solidários já estava garantido, mas a equipa da Compta não desperdiçou a sugestão de um mentor para o uso de ferramentas típicas de gamificação.Poderia ter sido o fim de um projeto bem-intencionado, mas o futuro veio mesmo confirmar que a Compta não pretendia deixar cair a ideia por terra: depois de ter sido selecionada para figurar na exposição de startups da Web Summit, a equipa da My Ximi haveria de ser selecionada, entre um total de 260 candidaturas, para desenvolver o negócio na aceleradora Vertical, na Finlândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário