sexta-feira, 22 de junho de 2018

360º - O deputado que viaja mais do que todos os outros. Esquerda alia-se à direita e deixa PS sozinho nos combustíveis. Argentina goleada e humilhada

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
A assembleia geral do Sporting é já amanhã e Bruno de Carvalho decidiu ir ontem à noite à Sporting TV dar uma garantia: “Se receber um ‘não’, não me recandidato”. Sobre as agressões em Alcochete, mostrou uma espécie de coragem retroactiva: “Se estivesse lá ou tinha morrido ali ou corria com aquelas pessoas”.
 
O Observador avançou com a notícia de que a Comissão de Fiscalização diz que aprovar o orçamento de Bruno de Carvalho “é um cheque em branco à Direção para aumentar o passivo” e que no documento apresentado pelo líder do clube há "receitas exageradas" e "variações mascaradas".
 
Artur Torres Pereira, o presidente da Comissão de Gestão nomeada por Jaime Marta Soares, disse na TVI24 que “a história é fértil em exemplos de ditadores”;
 
Jaime Marta Soares tentou acalmar as dúvidas,garantindo que a assembleia geral será "serena" e com uma "votação transparente e rigorosa".
 
Bruno de Carvalho continua a fazer contratações. Agora foi Viviano, um guarda-redes italiano vindo da Sampdoria que (claro) já trabalhou com o novo treinador do Sporting, Sinisa Mihajlovic.
 
Hoje, no Observador, Frederico Varandas, que se demitiu do departamento médico e é candidato à presidência, escreve o artigo de opinião "São os sócios que decidem": "Tornou-se uma questão nacional quando uma das maiores instituições do país está sujeita a uma das maiores humilhações e demonstrações de desnorte, refém de um projecto de poder doentiamente pessoal".

 
Mais informação importante

Há um deputado que viaja mais pelo Parlamento do que todos os outros juntos. O atual coordenador do PSD na comissão da saúde e recém-nomeado porta-voz do partido para a área, Ricardo Baptista Leite, fez 16 deslocações em missões não oficiais. Os restantes deputados juntos apenas 14. Há farmacêuticas entre os patrocinadores de organizações que financiaram algumas das viagens. Vários deputados do PSD alegam que utiliza o cargo para ir a conferências “promover a sua carreira de médico”. A investigação é do Rui Pedro Antunes.
 
Qual é a coisa, qual é ela que pode unir a esquerda e a direta e deixar o PS sozinho? Resposta: o preço dos combustíveis. Ontem, PCP e BE juntaram-se ao CDS e ao PSD para aprovar projetos que prevêem a descida até 6,5 cêntimos no imposto do gasóleo.
 
Na tentativa de se defender desta nova frente parlamentar, o Governo usou um último argumento:a descida do imposto petrolífero trará perda de receita fiscal, mas pode não ter impacto direto na baixa dos preços na bomba.

O PS não gostou do que aconteceu no parlamento. Carlos César diz que "abriu a época oficial da caça ao voto" e o deputado socialista Ascenso Simões acusou BE e PCP de "traição".
 
Seja como for, não vale a pena ir já a correr para o posto de combustível. O próprio CDS admite que a descida não deve acontecer antes de Janeiro de 2019. E há ainda o risco de a medida aprovada ontem ser inconstitucional. De qualquer forma, ficou o aviso ao Governo, numa altura em que começa a preparar o próximo Orçamento.
 
Hoje há outro aviso ao Governo, este da esquerda. O Parlamento debate a Lei de Bases da Saúde apresentada pelo BE, que pretende forçar o PS a avançar com mudanças ainda nesta legislatura. E está a conseguir: Maria de Belém já antecipou as conclusões do grupo de trabalho dos socialistas sobre o tema. Se esta manhã há votação ou não, só se decidirá em cima do acontecimento.
 
Um dos pontos que divide BE e PS são as PPP na saúde. Os bloquistas querem acabar com elas, os socialistas nem por isso. O tema provoca confusões, por isso convém clarificar alguns pontos. O David Almas e o Nuno Vinha fizeram um Explicador com sete respostas esclarecedoras.

No primeiro dia de alegações finais do caso Fizz, o Ministério Público fez pedidos modestos. Pretende apenas que o tribunal aplique penas suspensas ao magistrado Orlando Figueira e ao advogado Paulo Blanco, que diz terem cometido o crime de corrupção. E pediu ainda a absolvição do empresário Armindo Pires, que representa Manuel Vicente.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, é acusado de corrupção e a investigação começou depois de o gestor ter ido passar férias ao Algarve sem pagar, escreve o JN.

Uma mulher morreu depois de um alegado diagnóstico mal feito por um serviço de telemedicina. O bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar esses serviços, avança a TSF.
 
Já há correções de vários exames nacionais: de Físico-Química, de História da Cultura e das Artes e de Geografia.
 
Entretanto, a greve dos professores adiou 8.000 conselhos de turma que deveriam lançar notas finais dos alunos. Os números são avançados pelo DN.
 
Depois de um recuo, outro recuo. Primeiro, Trump acabou com a política de separar os filhos dos pais entre os imigrantes ilegais na fronteira; depois, disse ter dado ordem para que as 2300 crianças nessa situação sejam imediatamente devolvidas às famílias.
 
Enquanto o Presidente americano anunciava isto, a primeira dama, Melania Trump, fazia uma visita surpresa a um centro de detenção infantil na fronteira. E perguntava: "Como posso ajudar para juntarmos estas crianças o mais rapidamente possível às suas famílias?"

Sobrou um detalhe desta visita: Melania usou um casaco onde, nas costas, se podia ler a frase “Eu não quero saber, e tu?”. Seria uma mensagem escondida, especulou-se. Os seus assessores asseguraram que se trata apenas de um casaco, mas Donald Trump fez um tweet a dizer que era mesmo um recado - não contra si, mas contra os "fake media".

Os cinco homens condenados a nove anos de prisão por abuso sexual de uma jovem nas festas de São Firmino foram libertados a duas semanas de atingirem o limite legal de prisão preventiva. Vão agora esperar em liberdade as decisões dos recursos. Regressaram imediatamente os protestos e até o Governo está dividido, escreve o El Mundo.

 
Novidades do Mundial

A Argentina foi derrotada por 3-0 pela Croácia e deixou o mundo de boca aberta, de queixo caído e com todas as outras expressões que mostrem surpresa e estupefação.A imprensa argentina escreveu as palavras “Vergonha mundial” e a frase “À beira do abismo” para descrever o que aconteceu. As fotos dos jogadores e dos adeptos no final do jogo mostram que, decididamente, não estavam à espera disto.
 
O que é que correu mal com a Argentina e com Messi para que pudesse acontecer uma coisa destas? O Fábio Ferreira Lima dá várias pistas.
 
Bruno Vieira Amaral escreve que "Messi é um poema de Fernando Pessoa": "Estiveram todos à altura uns dos outros e nenhum à altura dos melhores. Ainda não será desta que um argentino com a camisola nº 10 volta a ganhar sozinho a mais desejada das competições".
 
Em Portugal, estamos à espera de segunda-feira, para o jogo com o Irão. Depois de Marrocos, a Seleção pode mandar mais no jogo? “Acredito, espero e desejo que sim”, disse Fernando Santos ontem aos jornalistas.
 
Carlos Queiroz também falou com a imprensa.Comentou a derrota com a Espanha, antecipou o encontro com Portugal, criticou as novas regras da FIFA, lamentou a falta de condições de preparação e houve ainda tempo para a teoria do cão com bola que não pode entrar no jardim e para um filme que nem Scorsese.

O nosso liveblogue diário já está aberto para poder seguir todos os detalhes do Mundial, aqui.


Os nossos Especiais

"Os sindicatos devem empenhar-se mais em tornar o bolo maior, e menos em retirar o máximo do bolo." A advertência é  de Uta Schönberg, economista alemã da University College London e do Centre for Research and Analysis of Migration, que esteve em Portugal no Fórum BCE. A entrevista é do Nuno André Martins.
 
 
A nossa Opinião

Rui Ramos​ escreve "Quem inventou o problema da imigração?": "A 'separação das famílias' nos EUA prova que a imigração é um assunto em que quase toda a gente tende a ser desonesta: critiquem Trump, mas também os que gritam hipocritamente contra Trump".

Filomena Martins​ escreve "E depois rebenta a bolha. Ai rebenta, rebenta": "Rebenta a bolha e lá voltaremos ao mesmo. Alguém terá de colar os cacos. E muita gente será outra vez atingida. É o risco de aceitar viver dentro de bolhas de ilusão".

António Cláudio Heitor​ escreve "Um ano depois de Pedrogão está quase tudo na mesma": "Continuamos a ter um Mundo Rural planeado e ordenado por políticas públicas de cariz meramente administrativo e que não reconhecem as especificidades das zonas rurais do nosso País".


Notícias surpreendentes

Está aí a semana da moda masculina em Paris e o estilista português Hugo Costa apresentou a coleção Kintsukuroi, para o Verão de 2019. O Mauro Gonçalves mostra os detalhes.

Este Verão não há sandálias, nem chinelos, nem alpercatas. Só vai dar ténis. A nossa fotogaleria mostra que tem muuuuiiito por onde escolher.

O evento Adegga virou um festival e quer ser o “Rock in Rio” dos vinhos e da gastronomia. Este ano, há dois dias para provar 500 marcas e provar os petiscos de 10 chefs nos terraços do Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.
 
Já está preparado para o São João no Porto? Nós temos 24 arraiais, tradicionais e alternativos, para não perder concertos e bailaricos.
 
Melania Trump cometeu alguns erros durante a visita dos Reis de Espanha aos EUA. Deu dois beijinhos a Letizia, cruzou as pernas e, na hora de posar para a foto, até houve uma pequena confusão.
 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Seja um Observador /premium
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário